Oficina contribuiu para auxiliar a implementação das prioridades da Abong em relação ao Direito à Comunicação, à comunicação externa e a comunicação interna.

A Associação Brasileira de ONGs – Abong, em parceria com o Intervozes, realizou nos dias 19 e 20 de junho uma oficina de Comunicação Estratégica para as regionais da entidade. Um dos objetivos do encontro era apresentar as diferentes vertentes da comunicação (política, interna, externa), de modo que as relações entre elas interfiram nos debates e nas práticas cotidianas das organizações. A oficina também teve como meta contribuir para a reflexão sobre o papel da comunicação para o fortalecimento do campo democrático-popular.

Cerca de 25 pessoas dos oito regionais da Abong participaram da oficina, que aconteceu na sede da ONG Ação Educativa, em São Paulo. Para Helda Oliveira Abumanssur, assistente da diretoria da Abong e coordenadora da atividade, os resultados do encontro foram muito positivos. “A representatividade foi altíssima, os debates foram de extrema qualidade e existe muita expectativa em relação ao produto da oficina. Nossa idéia é sistematizar tudo e devolver aos participantes para que o que trocamos aqui nestes dois dias chegue às ouras organizações nas regiões e estados”, diz.

Ela explica que o Direito à Comunicação, a comunicação política e a comunicação interna da Abong são prioridades para esta gestão da associação. “Os desdobramentos deste encontro, certamente, nos auxiliarão na caminhada em direção a estas nossas prioridades”, conclui Helda.

Michelle Prazeres foi a representante do Coletivo Intervozes que colaborou com a atividade.