A Criptobaile é um evento-festa para popularizar o conhecimento segurança da informação, privacidade e criptografia; à noite, um baile aberto e gratuito

“Criptografar dados e descriptografar corpos”. É com essa ideia que a Criptobaile chega a Ceilândia, a mais populosa região administrativa do Distrito Federal, no próximo sábado, dia 14. O evento conta com festas, discussões e oficinas sobre tecnologia e cuidados a partir da lógica de cuidar em comunidade. Além de participar da organização do evento, o Intervozes estará na programação formativa oferecendo uma oficina de introdução à criptografia e debate sobre monopólios digitais.

A Criptobaile segue o conceito das criptofestas, um evento-festa que existe para popularizar o conhecimento e uso das tecnologias de segurança da informação, privacidade, criptografia e, portanto, de liberdade. Nesta edição, o evento também contará com atividades sobre autocuidado e fortalecimento de comunidades e será realizada na Praça do Cidadão nas instalações do Programa Jovem de Expressão, localizado em Ceilândia Norte, das 14h às 21h.

Serão realizadas atividades gratuitas relacionadas com os temas tecnologia, criptografia, comunicação e práticas corporais em espaços da Praça do Cidadão. Após as atividades, será realizada um baile aberto para toda comunidade, que conta ainda com uma batalha de vogue, a Criptoball.

A Criptobaile é organizada pelo Coletivo DUCA, Perifa.io, Intervozes, RUAS, Jovem de Expressão, House of Kimera e Calangos Sounds.

Inscrições e programação completa em: bit.ly/criptobaile

PROGRAMAÇÃO FORMATIVA:

14h – Abertura – Dados, direito e ativismo digital (João Vitor Maciel Da Silva, Escola de APP, Intervozes, Organização/Ruas)
14h40 – Debate/Oficina: Introdução a Criptografia: Marina Pita (Intervozes) e Leo Germani
15h40 – Mesa Redonda: Mulheres na TI – PyLadies DF
15h40 – Debate: Quebrar o Facebook? O enfrentamento ao monopólio na era das plataformas globais – Marina Pita (Intervozes)
16h40 – Oficina Hackeando Narrativas – Mídia Ninja e data_labe.
16h40 – Oficina: Introdução à criação de aplicativos para celular
17h40 – Use Tor: navegue anonimamente e sem censura na internet
17h40 – Introdução a Versionamento de Código e aplicação Git – Alex Ribeiro

PROGRAMAÇÃO DO BAILE:

18h – Periféricos no Topo
19h às 21h – Criptoball por House of Kimera
DJ Shygrrl
DJ Zaru
DJ Lua
DJ Moisés Pretinho
DJ Kashuu
Projeto Dança Charme é Bom Demais

Mais informações nas redes sociais do evento: instagram.com/criptobaile/ e twitter.com/criptobaile