Na manhã deste domingo, 23 de fevereiro, a sede da Rádio Muda FM, que funciona no campus da Universidade Estadual de Campinas (SP), foi completamente esvaziada. Segundo relatos de integrantes da emissora, a Reitoria da UniCamp foi a responsável pelo confisco de todo o material presente no estúdio (equipamentos de transmissão, móveis, parede divisória, quadros, tomadas, entre outros), substituído por um Posto de Vigilância no campus.

Projeto de rádio livre existente em funcionamento na UniCamp há cerca de 30 anos, a Rádio Muda nasceu na década de 80 na casa de estudantes de engenharia, que montaram um transmissor de baixa potência. Já funcionou em diversos locais da universidadee atualmente estava instalada na base da caixa d’água da Praça do Ciclo Básico.

Ao longo dessas décadas, a Muda batalhou muito para sobreviver, cumprindo ativamente seu papel na garantia da liberdade de expressão da comunidade em que funciona e, ao lado de várias rádios livres e comunitárias, lutando pela democratização da comunicação em nosso país. Por seus estúdios passaram milhares de vozes que contribuíram com a produção, disseminação e democratização do acesso ao conhecimento em diversas universidades e para as comunidades interna e externa da UniCamp.

Por isso, nós, do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, nos somamos a todas as manifestações de repúdio à ação da Anatel que fechou a Rádio Muda e nos solidarizamos com aqueles/as que, no seu dia a dia, constróem este importante instrumento de exercício da liberdade de expressão. Um país que se pretende democrático não pode seguir violando este direito fundamental, mantendo o poder da palavra concentrado nas mãos de tão poucos, enquanto a imensa maioria da população brasileira permanece silenciada pelos meios de comunicação de massa.

Liberdade para a Rádio Muda! Todo apoio à luta das rádios livres!
Brasília, 25 de fevereiro de 2014.
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social