Coletivo declara voto nos quatro atuais conselheiros que representam a sociedade civil no Conselho Gestor da Internet no Brasil: Gustavo Gindre – candidato do Intervozes, Carlos Afonso, Marcelo Fernandes e Mario Teza


DECLARAÇÃO DE VOTO DO INTERVOZES PARA A ELEIÇÃO DO CGI.BR

Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social vem com esta carta manifestar seu voto nas eleições para as vagas da sociedade civil do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Saudamos o processo eleitoral do CGI.br como uma iniciativa importante e que deveria ser seguida em outros órgãos do Estado brasileiro da área das comunicações, pois permite a presença de representantes de organizações e entidades a partir do debate público de idéias.

Reiteramos a defesa de nosso candidato, Gustavo Gindre, por (1) seu histórico ligado à luta pela democratização da comunicação no Brasil, (2) sua atuante participação na atual gestão do Comitê, defendendo que a Internet seja usada para socializar o conhecimento e não para concentrá-lo nas mãos de países ricos e/ou de grupos empresariais, e (3) a plataforma de sua candidatura, construída pelo Intervozes, que coloca propostas claras para fazer o embate na próxima gestão em prol da democratização da rede mundial de computadores. Nossa plataforma está baseada em temas chaves como a neutralidade de redes, a governança internacional, a convergência tecnológica e a disputa pela propriedade do conhecimento.
Além do voto em Gustavo Gindre, declaramos voto também nos outros três atuais representantes da sociedade civil no CGI.br: Carlos Afonso, Marcelo Fernandes e Mario Teza. Consideramos que os quatro vêm desenvolvendo importante trabalho, que deve ter continuidade. São quatro nomes que representam importantes idéias, projetos e segmentos dentro do campo ligado à democratização da Internet e à livre circulação do conhecimento.
Como compreendemos a importância do fortalecimento deste campo dentro do CGI.br, declaramos também nosso reconhecimento a outras duas candidaturas que se inserem neste conjunto de idéias: a de Everton Rodrigues, lançada pela Federação dos Bancários do RS, e a de James Gorgen, lançada pelo FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação). São dois companheiros de outras jornadas do Intervozes e pessoas com compromisso com o projeto que defendemos para as comunicações e para a Internet.
Esperamos que o resultado final das eleições do CGI.br signifique o fortalecimento deste campo, pois são grandes os embates colocados à frente. E somente um conjunto de quatro representantes com preparo, experiência, elaboração e uma forte atuação poderá fazer da próxima gestão do Comitê Gestor da Internet no Brasil um momento de avanço na democratização da Internet no país e no mundo.
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social

www.intervozes.org.br

Leia mais: Gustavo Gindre é candidato do Intervozes ao CGI.br