De 7 a 10 de dezembro, o Intervozes participou do ELLA – Encontro Latinoamericano de Feminismos, em La Plata, na Argentina, que reuniu mulheres de mais de 20 países e de diversos povos originários. Mulheres migrantes, com deficiência, trans e prostitutas também estavam representadas. Marielle Franco foi lembrada pela presença de sua companheira Monica Francisco. Foram dias muito intensos de troca e debates, passando por temas como a diversidade que é ser mulher, feminicídio, tráfico de mulheres, racismo, ascensão do conservadorismo e do fundamentalismo em diversos países, entre outros.

O Intervozes participou da roda “A nova comunicação das esquerdas – acertos e erros do último ciclo e desafios para a próxima era”, representado pela jornalista Júlia Lanz Monteiro, militante do coletivo. Falamos sobre avanços como a criação da EBC, a realização da Conferência de Comunicação e a aprovação do Marco Civil da Internet. Mas também pontuamos o quanto faltou avançar para efetivamente democratizar as comunicações no Brasil e o não enfrentamento de demandas urgentes como a necessidade de um novo marco regulatório para o setor, que promova a diversidade e a pluralidade de vocês. Apontamos ainda os retrocessos neste campo desde o golpe contra a Presidenta Dilma. Também participaram da roda as companheiras do Mídia Red do Uruguai, da Frente Iguaçu do Paraguai, da Mídia Ninja e da Asa (Articulação do Semi-Árido), ambas brasileiras.

O Intervozes acompanhou também a roda “Artivismo e Comunicação em tempos de desinformação”, apontando riscos e desafios que temos com o futuro governo Bolsonaro, do uso massivo do WhatsApp para a disseminação das chamadas notícias falsas à censura nas coletivas de imprensa e desvalorização de todo tipo de mídia.

A plenária final do Ella contou com uma intervenção das mulheres negras, indígenas, trans e mulheres com deficiência, fundamental para a construção e articulação das diferentes visões de feminismos em debate. O Ella 2019 vem aí e tudo indica que será bem perto da gente, em Salvador, na Bahia! Valeu, mulherada latina! Seguimos juntas na luta!

#Ella2018 #feminismos #liberdadedeexpressão #direitoàcomunicação

rista.