De 1o a 5 de abril acontece, em Valência (Espanha), a 5a edição do Internet Freedom Festival, evento que reúne ativistas, pesquisadoras e pesquisadores, hackers de diversas partes do mundo em defesa de uma Internet aberta e diversa. Desinformação, Fake News e liberdade de expressão, privacidade, dados pessoais, acesso à banda larga e segurança digital serão alguns temas destaque do evento. Em parceria com a Associação para o Progresso das Comunicações e Electronic Frontier Foundation (EFF), o Intervozes vai levar ao festival a discussão Monopólios Digitais: concentração, diversidade na Internet e regulação. A discussão acontece na quarta-feira, 3, 14h45, na sala Taller 6. Top Floor do Centro Cultural Las Naves.

Segundo Marcos Urupá, coordenador do Intervozes, o objetivo é dialogar com outras organizações da sociedade civil sobre o impacto da concentração na camada de conteúdo sob a diversidade da rede. “Pretendemos problematizar o crescimento da hegemonia das grandes plataformas internacionais na produção, difusão de cultura e de informação na Internet apontando como isto pode afetar a liberdade de expressão e os direitos digitais”, explica. A atividade contará com a participação de Veridiana Alimonti (EFF), Leila Nachawati (APC) com a mediação de Marcos Urupá.

Monopólios Digitais

A emergência de corporações com grande poder de mercado, monopólios digitais (como é o caso de grupos como Google/Alphabet, Facebook, Microsoft, Apple e Amazon) enseja entre pesquisadores, ativistas e mesmo governos o debate sobre como pensar a noção de concentração e os instrumentos de garantia de diversidade e concorrência nestes mercados. A emergência do discurso de ódio, a radicalização política nas “bolhas ideológicas”, as chamadas “notícias falsas” e a influência de agentes atuantes no mundo digital em eleições e em outros processos políticos relevantes vêm provocando não apenas profundas reflexões como também aprovação de leis, a exemplo da Alemanha, e investigações, como nos Estados Unidos.

A partir dessas problemáticas, a pesquisa “Concentração e Diversidade na Internet: um estudo da camada de aplicações e conteúdos”, lançada em 2018, pelo Intervozes, buscou identificar o grau de concentração e diversidade na Internet com foco nos discursos e mensagens, olhando especificamente para a camada de aplicações e conteúdos no Brasil. Os dados completos estão disponíveis no endereço: monopoliosdigitais.com.br

Internet Freedom Festival – 1 a 5 de Abril – Valência/ Espanha

https://internetfreedomfestival.org/

English Version free download: click here