Em Brasília, o ato acontece no dia 4. No Rio de Janeiro, uma série de atividades marca a semana de manifestações. Outras treze capitais têm atos confirmados. Veja abaixo o calendário de mobilizações.

Brasília (DF)

Excepcionalmente em Brasília, o ato será no dia 4, por conta do calendário da capital federal. As organizações vão realizar um julgamento popular das concessões que irão vencer e do sistema de concessões em frente ao Ministério das Comunicações, às 14h30. Será entregue ao ministro Hélio Costa a pauta de reivindicações da campanha. Também serão convidadas para o ato representantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, que receberão as propostas de mudanças referentes à legislação brasileira para o tema.

 

São Paulo (SP)

O ato acontecerá no dia 5, na Avenida Paulista. A concentração terá início às 12h, em frente ao prédio da Gazeta (av.Paulista, 900), passará pelo Masp e terminará em frente ao prédio do Grupo CBS (esquina da Paulista com a Rua Augusta), onde ficam as rádios Scalla, Kiss, Mundial, Terra e Tupi – quatro delas estão com outorgas vencidas. As entidades entregarão às emissoras um contrato popular, com uma relação de compromissos que acreditam que todas as empresas de radiodifusão deveriam assumir, como a não criminalização de movimentos sociais e a garantia de liberdade de expressão para todos e todas.

Vitória (ES)

Dia 5: exibição do filme Muito Além do Cidadão Kane, às 18:30, no Cemuni 5, UFES, com debate em seguida.

Ao longo da semana, haverá panfletagem sobre concessões para os sindicatos, organizações e movimentos sociais. O panfleto é também um convite aos parceiros para uma atividade que será realizada no dia 6.

Dia 6: espaço de formação sobre concessões promovido pelo Intervozes para movimentos sociais e organizações parceiras. Os militantes do estado farão exposição sobre o tema e depois será aberto o debate. A atividade ocorrerá no Espaço Conexões dos Saberes (em cima do Cine Metrópolis), às 14h30.

Recife (PE)

Dia 5: O Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom), do qual o Intervozes participa, promoverá ato pela transparência e democracia nas concessões de rádio e TV, com concentração às 14h, na Praça do Diário, Centro do Recife. O Comissão Estadual dos Quilombolas soma-se ao ato em protesto contra os ataques da Rede Globo ao movimento.

Curitiba (PR)

Dia 5: A partir das 12h, na Boca Maldita, Centro de Curitiba, será realizada panfletagem sobre concessões. Às 18h, no Festival de Cultura da UFPR, no gramado do Centro Politécnico, será exibido o filme Muito Além do Cidadão Kane. As atividades estão sendo organizadas por Intervozes, CUT, CMS, Terra de Direitos, DCE UFPR, Sindicato dos Bancários, Coletivo Soy Loco por ti, UBES e Centro de Formação Irmã Araújo (Cefuria).

São Luis (MA)

Dia 5: Às 07:30, o representante do Intervozes no Estado, Luciano Nascimento, participará de debate no programa Rádio Opinião, da Rádio Universidade (106,9 FM), sobre concessões de rádio e TV. A partir das 8h da manhã, será realizado um ato na Praça Deodoro, com apresentação de grupos de teatro que farão esquetes sobre concessões.

Às 17h30, no auditório do Centro de Ciências Socias (CCSO), da UFMA, acontecerá debate sobre concessões com a participação do Intervozes e de grupos de estudo da Universidade.

Belo Horizonte (MG)

No dia 5, acontece uma manifestação pela democratização e a liberdade de imprensa em Minas Gerais, com concentração às 9h na Praça da Liberdade, com caminhada até a Praça Sete.

Dia 8 – Debate – Ditadura da Mídia: até quando?
Venício Artur de Lima (UnB), Altamiro Borges (PCdoB), Mozahir Salomão (PUC-MG)
19h – Sindicato dos Jornalistas – Av. Alvares Cabral 400.

Dia 9 – Audiência Pública – Democratização dos Meios de Comunicação
Berenice Mendes (FNDC), Zé Guilherme (Abraço), João Brant (Intervozes), Regina Mota (UFMG), Beto Almeida (Telesur)

Assembléia Legislativa 9h

Dia 9 – Che Guevara, 40 anos sin perder la ternura.
Casa dos Jornalistas, 20h.

Manaus (AM)

Dia 5: A partir das 7h30, haverá panfletagem sobre concessões em terminais de ônibus e em quatro semáforos da rotatória “Bola do Coroado”, que fica próxima às sedes das retransmissoras das Redes Globo e e Record.

Fortaleza (CE)
Para discutir e refletir sobre a renovação das concessões de emissoras de TV, diversas entidades ligadas aos Direitos Humanos realizam, no dia 5, às 9h, um cortejo pelas TVs Verdes Mares, RedeTV, Cidade e Jangadeiro, começando na Praça da Imprensa. Os participantes devem vestir camisas pretas grafadas com a frase “Luto por uma TV ética”, discutindo a importância da elaboração de uma programação comprometida com os valores éticos de sociedade.

Salvador e Maragogipe (BA)

 

Em Salvador, no dia 5, haverá exibição do filme “A revolução não será televisionada”, às 11h, no auditório da Facom da UFBA, com debate sobre concessões em seguida. Na UNIFACS, será exibido o filme “Muito Além do Cidadão Kane”, às 10h30. E na FIB, haverá uma caminhada do Campus Gilberto Gil (Stiep) até o Jornal ATarde, às 10h, e à noite, às 19h, será realizado um debate sobre concessões.

Em Maragogipe, as Comunidades Quilombolas do Recôncavo Baiano farão uma caminhada de protesto contras os ataques da Globo a essas comunidades. A caminhada sairá às 10h de frente da Casa de Cultura. Eles convocam a população a não ligar a televisão na Globo no dia 5.

Porto Alegre (RS)

 

Dia 5: Às 17h, organizações e movimentos sociais realizam “Ato popular por transparência e democracia nas concessões públicas de rádio e TV”. A manifestação ocorrerá em frente ao prédio da RBS, na Av. Érico Veríssimo. Convocam o ato Campanha por Transparência e Democracia nas Concessões de Rádio e TV, Comitê do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – RS, Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, Núcleo Piratininga de Comunicação, Central de Movimentos Populares, Abraço-RS, Conrad/RS, CUT-RS, Sinttel/Fittel e ENJUNE/RS.

Rio de Janeiro, Niterói e Barra Mansa (RJ)

No Rio de Janeiro, os militantes aproveitaram as mobilizações em torno do dia 5 para antecipar a Semana pela Democratização da Comunicação. Confira a programação:

Dia 3, quarta

9h – Abertura da Semana com a realização de programa, ao vivo, na rádio comunitária do Morro do Estado, em Niterói, e vídeo cabine.
13h – Debate sobre Políticas de Comunicação nos pilotis da PUC/RJ, na Gávea, com Marcos Dantas (PUC), Adilson Cabral (7 Pontos) e ENECOS.
19h – Exibição do filme Tapete Vermelho seguido de debate com Adriana Facina (Observatório da Indústria Cultural) e Movimento de Niterói para salvar o Cine Icaraí. Local: Teatro do DCE-UFF, Centro de Niterói.

Dia 4, quinta

17h – Debate UFF- Mestrado Ciência da Arte – Concessões e sua relação com a produção da teledraturgia – IACS 2 (rua Tiradentes, 148, Ingá).
20h – Exibição de programa na TV Universitária de Niterói com a participação de diversos movimentos sociais. Local: Estúdio grande da Unitevê, IACS – Rua Lara Vilela, 126, Ingá, Niterói. A produção do programa começa 19h.

Dia 5, sexta
17h – Globo Mente: Manifestação cultural contra a renovação automática das concessões públicas de rádio e tv, no Buraco do Lume
 (Centro do Rio de Janeiro, próximo ao Castelo, entre a Rio Branco e a 1º de Março), com exibição dos vídeos: a História da Rede Globo (inédito, com cenas do apresentador do SP/TV anunciando o comício das diretas como sendo uma festa pelo aniversário de SP e o Moreira Franco dando depoimento como vencedor da eleição que o Brizola ganhou. Imperdível!), Manual Rádio Livre, Hélio Costa e os japoneses contra Seleção Digital Brasileira. Música e debates ao vivo. Gravação de vídeo cabine, colocando o povo de protagonista. Participação de diversos movimentos sociais. Além de distribuição de materiais e jornais alternativos.

21h – Ato em Defesa da Transparência das Concessões de Rádio e TV, no Sest-Senat de Barra Mansa

Dia 7, domingo
12h – Panfletagem de jornais alternativos na Praia de Ipanema – Posto 9

Dia 8, segunda-feira
17h – Panfletagem de jornais alternativos na Central do Brasil – na saída do metrô

Dia 9, terça-feira

14h – Debate sobre a contribuição das rádios comunitárias para o desenvolvimento social – Local: IACS – Rua Lara Vilela, 126.
19h – Reunião de articulação do movimento pela democratização da comunicação do Rio. Local: Rua Joaquim Silva, 56, 9º andar, Lapa.
21h – Programa Especial de Encerramento da Semana de Democratização da Comunicação na TV Comunitária do Rio.

Florianópolis (SC)

Na capital catarinense, serão realizadas atividades como parte da campanha “Globo, a gente não se vê por aqui”, da CONAQ (Coordenadoria Nacional de Articulação dos Quilombolas Rurais), em repúdio à emissora. Assembléias públicas, protestos em frente as emissoras de rádio e TV, boicote, colagens, panfletagens e ao vivo, exibições de debates sobre as concessões públicas de Rádio e TV na TV Floripa (TV Comunitária de Florianópolis, a partir das 18h) no vão do Mercado Público, assim como em locais de circulação como a Esquina Democrática.

Programação completa:

10h às 17h – Instalação na Esquina Democrática com panfletagens, colagens e convocações para o boicote

18h – Invasão na TV Floripa pelo Esquadrão Sarcástico, que tomará de assalto a emissora para denunciar os crimes de monopólio das mídias corporativas.

19h – Bloqueio ao acesso às emissoras com intensa manifestação popular de movimentos sociais e associações culturais

Cuiabá (MT)
Concentração: Praça Ipiranga
Horário: 15h
Atividades: Ato público com panfletagem, transmissões de vídeo e apresentações culturais.

Maceió (AL)
A partir das 15h panfletagem no Espaço Lilás, Centro de Maceió. Às 19h30min, exibição do curta “Liberdade, essa palavra” na porta da Record local e da Faculdade de Comunicação Social de uma instituição filantrópica de Maceió, também com panfletagem.