A publicação traz artigos sobre controle público da TV e a história do programa Direitos de Resposta, veiculado na Rede TV! entre dezembro de 2005 e janeiro de 2006. A exibição do programa foi resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal e seis organizações sociais – entre elas, o Intervozes – contra o Tardes Quentes, da Rede TV!. O programa, apresentado por João Kleber, era marcado por quadros que violavam os direitos humanos, em especial dos homossexuais.

No lugar do Tardes Quentes, a Rede TV! foi obrigada pela justiça a veicular 30 horas de programação integralmente idealizada e produzida pelas organizações envolvidas na Ação Civil Pública. O movimento resultou em mais de 400 produções independentes enviadas por cerca de 150 organizações de todo o Brasil.

Mobilização

O livro pretende ser um instrumento para que outras organizações possam replicar esta iniciativa em âmbito local, monitorando a programação e se articulando para denunciar as violações de direitos na mídia. Também traz informações sobre a concentração de propriedade e as políticas de comunicação.

Baixe o PDF

Buy the publication