Políticas de acesso à Internet, concentração da mídia, violações ao direito ao protesto, eleições e Fake News são temas de artigos que analisam a pauta da comunicação no ano de 2018

O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social lança, no próximo dia 28 de maio, em São Paulo, o Relatório Direito à Comunicação no Brasil 2018 apresentando as violações ocorridas no ano e convocando parceiros e parceiras a resistir em conjunto à crescente violência e abusos à liberdade de expressão.

“2018 foi o ano em que vimos de forma mais evidente o ódio sair das redes para tomar as ruas. Nas redes o cenário foi alarmante, com denúncias de incitação de crimes contra a vida, racismo, LGBTIfobia, violência e discriminação contra as mulheres, entre outros. Figuras políticas do alto escalão usam suas redes para expor e questionar qualquer tipo de crítica e estimulando a violência contra jornalistas e comunicadoras. De forma direta ou indireta, a expressão das mulheres, particularmente das mulheres negras, é constantemente atacada”, ressalta a apresentação do relatório.

Segundo Jamila Venturini, organizadora da publicação e integrante do Intervozes, os desafios vão da falência de políticas de garantia do direito ao acesso à Internet, à dificuldade de se contrapor ao discurso de ódio e às chamadas Fake News nas redes sociais, alcançando também a questão da concentração de proprietários de rádio e TV e o cerceamento do direito ao protesto. “Tudo isso culminou num ano marcado sistematicamente pela retirada de direitos e eleição do projeto político que hoje ocupa a presidência da república”, aponta. “Assistimos em 2018 e 2019 ao desmonte da Empresa Brasil de Comunicação, políticos se utilizando de concessões públicas de rádio e televisão para obterem benefícios eleitorais e avanços pífios em relação às políticas de telecomunicações e universalização”, completa.

No dia 28/05, a partir das 19h30 no Tapera Taperá, o Intervozes realiza o lançamento com um bate-papo com ativistas, acadêmicos e jornalistas buscando entender o contexto e pensar formas de resistência. O debate conta com a participação de Ana Claudia Mielke, jornalista e coordenadora do Intervozes, Charô Nunes, jornalista do Blogueiras Negras, Rita Freire, presidenta cassada do Conselho Curador da EBC, Sérgio Amadeu,  sociólogo e professor da Universidade Federal do ABC e Flávia Léfreve, advogada, integrante do Intervozes e conselheira do CGI.br. A  conversa contará com a moderação de Jamila Venturini. A ação tem o apoio da Fundação Ford e do Tapera Taperá.

Leia e baixe a publicação online

Serviço

Lançamento do Relatório Direito à Comunicação no Brasil 2018

28/05 (terça-feira), às 19h30

Tapera Taperá – Av. São Luís, 187 – 2º andar, loja 29 – República, São Paulo

Mais informações (11) 3877 0824 / (21) 996681214