Capacitação para análise crítica e interlocução com o movimento pela democratização da comunicação são objetivos do evento. Intervozes participa da mesa sobre “Concentração dos meios de comunicação e as consequências sobre a representação da mulher”.

Na próxima segunda-feira, dia 6 de agosto, a Articulação Mulher e mídia – composta por uma série de organizações feministas como Observatório da Mulher, Marcha Mundial das Mulheres, SOF, CUT, Instituto Patrícia Galvão e Geledés – realiza na sede nacional da CUT em São Paulo o seminário “A imagem da mulher na mídia”.

O objetivo do encontro é capacitar e formar as mulheres sobre a análise crítica da imagem da mulher na mídia e discutir as possíveis interfaces que o movimento de mulheres pode ter com outros atores sociais pela democratização dos meios de comunicação e pela construção de uma cultura de controle social das mulheres sobre os meios de comunicação.

A programação prevê exposições de Rachel Moreno, do Observatório da Mulher e da Articulação Mulher e mídia, sobre “A imagem da mulher na mídia”; das ministras Matilde Ribeiro (Seppir) e Nilcéia Freire (Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres) e da deputada Luiza Erundina sobre o espaço na mídia e as possibilidades de controle social da imagem da mulher. Também prevê uma mesa sobre a luta pela democratização dos meios de comunicação, em que Michelle Prazeres, do Intervozes, falará sobre a concentração dos meios de comunicação e as consequências sobre a representação da mulher; Isabella Henriques, da ONG Alana, falará sobre a classificação indicativa de obras audiovisuais, crianças e o consumo e Ivone Maria da Silva, da Revista do Brasil, fará uma apresentação sobre a imagem da mulher na publicação.

Também está prevista a realização de uma oficina para reflexão das participantes sobre o tema do seminário e uma reunião preparatória da intervenção das mulheres sobre a questão da comunicação na Conferência Nacional de Mulheres, a ser realizada ainda este mês, em Brasília.

Informações sobre o seminário: snmt@cut.org.br
Local do evento: Rua Caetano Pinto, 575, Brás

Articulação Mulher e mídia: Observatório da Mulher; SOF; Marcha Mundial de Mulheres; União de Mulheres; Coletivo de Mulheres Ana Montenegro; Instituto Patrícia Galvão; Geledés; Centro Informação Mulher-CIM; Secretaria Municipal de Combate ao Racismo/PT-SP; LBL – Liga Brasileira de Lésbicas / SP; Cladem; Secretaria Municipal de Mulheres do PT; Secretaria Estadual sobre a Mulher Trabalhadora da CUT/SP; Secretaria Nacional sobre a Mulher Trabalhadora da CUT; Secretaria Nacional de Comunicação da CUT; Secretaria Estadual de Comunicação da CUT.