Fórum Social Nordestino começa na próxima quinta, 02
Por Intervozes em
Atividades de comunicação debatem sobre rádios comunitárias, sobre a relação dos movimentos sociais com a comunicação e ainda sobre a I Conferência Nacional de Comunicação. Intervozes participa de todas as mesas e organiza uma reunião para debater concessões de radiodifusão.
A cidade de Salvador abre, nesta quinta-feira (02), o II Fórum Social Nordestino (II FSNE), com previsão de reunir cerca de 10 mil pessoas na capital baiana até o próximo domingo, conforme expectativa da comissão organizadora. Atividades como conferências, seminários, oficinas e reuniões de articulação movimentarão o encontro que vem se consolidando como um dos mais importantes eventos da agenda social na região. Para a área da comunicação, alguns eventos já estão confirmados na programação.
As conferências centrais, pautadas a partir dos seis principais eixos temáticos do Fórum, acontecem nos dias 02 e 03, no Ginásio Antônio Balbino (Balbininho), a partir das 16h. Embora o tema da comunicação possa estar presente nos diversos eixos temáticos, sua vinculação está mais claramente pautada no eixo 4: Pela construção de estruturas políticas democráticas com participação da população nas decisões, controle social sobre os governos e democratização da comunicação. Neste eixo, o prof. da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Edgar Rebouças participa de uma conferência no dia 03, a partir das 17h40, abordando temas como direito humano a comunicação, modelo democrático de radiodifusão, inclusão digital e controle social da política publica de comunicação.
Segundo a programação divulgada pela comissão organizadora do II FSNE, três seminários irão tratar diretamente de questões ligadas à comunicação. Na sexta-feira (3), o seminário Uma outra política de radiodifusão comunitária é necessária e possível, acontece no auditório da Faculdade de Comunicação da Ufba (Campus Ondina). Ainda no mesmo dia, no anfiteatro da Faculdade de Biologia (Campus Ondina), será debatido tema Gênero, política, rádio e TICS: Novos desafios para os movimentos sociais. Na manhã seguinte (sábado, dia 04), será a vez do seminário Rumo à Conferência Nacional de Comunicação, no auditório da Facom/Ufba. Todos os seminários tem início às 9h. O Intervozes participa de todas as mesas.
Além dos debates previstos nas conferências e nos seminários, também será realizada uma reunião de articulação aberta à participação de entidades e atores sociais interessados na discussão sobre concessões públicas de rádio e TV. O encontro, organizado pelo Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social), acontece no domingo às 9h, em local ainda a ser definido pela comissão organizadora do II FSNE e divulgado durante a programação.
Maiores informações com programação completa, oficinas e outros atividades no endereço http://www.forumsocialnordestino.org.br/programa.php