De 2 a 17 de novembro, acontece o principal evento global sobre governança da internet, o Internet Governance Forum (IGF). Neste ano, o tema é “Internet para resiliência humana e solidariedade”. O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social participa de três painéis.

Na próxima quarta-feira, dia 11, às 8h20, Iara Moura, coordenadora executiva do Intervozes, participa da mesa “Imagining an internet that serves environmental justice“. O objetivo é discutir como a internet e as tecnologias digitais impactam o meio ambiente, positiva e negativamente, enfatizando as melhores práticas para reduzir o impacto negativo da tecnologia e desenvolver iniciativas e políticas positivas para a ação climática. A mesa contará ainda com presença de Maryellen Crisóstomo, da Coordenação Nacional da Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ); Yunusa Ya’u, do Centre for Information Technology and Development (Nigéria); Kemly Camacho, da Fundación Acceso (Costa Rica); Alan Finlay, da Open Research (África do Sul); Paula Martins, da APC (África do Sul); e Leandro Navarro, da Pangea (Espanha).

Na sexta (13), às 12h10, é a vez da mesa “Keeping us together: Internet infrastructure in emergencies“. A sessão busca responder duas questões centrais: como podemos acompanhar o desenvolvimento adequado de ferramentas, tecnologias e infraestrutura que permitam que a sociedade seja resiliente em circunstâncias severas e quais são os papéis, lacunas, gargalos, riscos e oportunidades na alavancagem de infraestruturas de informação, a Internet e o ecossistema digital ao lidar com situações de emergência. A mesa contará com a participação de Bia Barbosa, integrante do Intervozes e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); Taís Niffinegger (Agência Nacional de Telecomunicações); Demi Getschko, professor, pesquisador e um dos pioneiros da internet no Brasil; Pablo Rodriguez, do setor privado; Sunil Abraham, analista de políticas de tecnologia e diretor de Publicidade Pública do Facebook Índia; Alison Gillwald, diretora executiva da Reserach ICT Africa; Americo Muchanga, diretor geral do Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique; e Hajime Onga, da Information Technology Federation of Japan.

No último dia do evento, a mesa “Checks and balances of data privacy within mass surveillance” contará com a participação de Flávia Lefèvre, advogada, integrante do Intervozes e da Coalizão Direitos na Rede. A discussão busca responder duas questões centrais: quais são as demandas, condições, ferramentas, soluções, resultados e efeitos potenciais colocados pela busca massiva de dados pessoais e como alavancar diálogos com várias partes interessadas para chegar a possíveis soluções e consenso sobre esta questão. A mesa conta ainda com a participação de Carlos Affonso de Souza, do ITS-Rio; Ellen Strickland, da InternetNZ (Nova Zelândia); Graciela Selaimen, da Ford Foundation; Ian Brown; Nneka Ekechukwu-Soyinka; e Chenai Chair, da Web Foundation.

Os eventos serão transmitidos pelo Canal do IGF no YouTube. Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis aqui.