Intervozes lança pesquisa sobre mídia e energias renováveis durante G20 Social
Por comunicainter em
Lançamento acontece no Espaço Kobra, nesta quinta, 14 de novembro
Como tem sido a cobertura da mídia sobre a transição energética no Brasil? A nova edição da série Vozes Silenciadas busca responder justamente a essa pergunta. A pesquisa do Intervozes será lançada dia 14 de novembro, durante o G20 Social, no Rio de Janeiro na atividade Vozes Amplificadas por uma Transição Energética Justa – resistindo à desinformação climática e aos silenciamentos da mídia. A discussão contará com as presenças de: Instituto Terramar, Conaq, Conselho Pastoral da Pesca, Campanha Mar de Luta e pessoas que enfrentam os impactos das renováveis em seus territórios.
A Cúpula Social é um espaço que visa ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20. O intuito é que as contribuições da sociedade civil, desenhadas durante as atividades autogestionadas nesses três dias, sejam encaminhadas para análise e possível incorporação à Declaração de Líderes do G20.
A pesquisa Vozes Silenciadas – Energias Renováveis analisa a cobertura de dez veículos jornalísticos da mídia com alcance nacional e local acerca dos empreendimentos em solo brasileiro vinculados às ditas “energias limpas”.
Em um contexto de emergência climática, o Brasil vem se colocando como protagonista na chamada transição energética, inclusive irá sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025, e tem um papel estratégico na economia global como sede do G20.
Isso tem levado o país a aumentar de maneira acelerada a quantidade de megaprojetos de energias renováveis, uma política apresentada pela mídia como incontornável. A pesquisa evidencia, por outro lado, que o assunto tem sido tratado de maneira problemática pela mídia, ao provocar confusão sobre o que são as energias renováveis, e silenciar sobre os impactos socioambientais que atingem Povos e Comunidades Tradicionais, comunidades de agricultoras/es, pescadoras/es e marisqueiras e as espécies de animais e plantas que habitam os diferentes biomas no país.
Além de compartilhar e analisar os dados da pesquisa, a atividade pretende ser espaço de articulação e formulação para incidência por uma transição energética justa e pela garantia do direito à comunicação neste contexto de implantação dos megaprojetos de transição energética.
No mesmo dia, outras três atividades sobre a temática da transição energética acontecem no espaço Kobra discutindo salvaguardas socioambientais e socioeconômicas, justiça climática nas zonas costeiras e marinha e natureza com sujeito diretos na governança global. A programação completa das atividades paralelas do G20 social pode ser acessada no link aqui.
Credenciamento e inscrições
A atividade de lançamento da pesquisa Vozes Silenciadas Energias Renováveis acontece no Espaço Kobra, localizado no Boulevard Olímpico, centro do Rio de Janeiro, dia 14 de novembro a partir das 11h.
É preciso realizar o credenciamento junto ao G20 Social através da plataforma no link https://g20.cadastro9.com.br/ . As vagas são limitadas à lotação do espaço.
Agenda Espaço Kobra – Sala 7
9h- 11h: A taxonomia sustentável brasileira: salvaguardas socioambientais e socioeconômicas num contexto de transição energética e ecológica
11h – 13h: Vozes Amplificadas por uma Transição Energética Justa – resistindo à desinformação climática e aos silenciamentos da mídia.
14h – 16h: Justiça Climática nas Zonas Costeiras e Marinhas.
16h – 18h: Governança Ecocentrista – Natureza com Sujeito Diretos na Governança Global.