Acessibilidade

Nosso site foi desenvolvido de forma a oferecer o máximo de acessibilidade aos visitantes, seguindo as diretrizes e a metodologia do World Wide Web Consortium, apresentadas no documento Diretrizes para Acessibilidade de Conteúdos Web – WCAG 1.0, organizado pelo Web Acessibility initiative – WAI, que é um departamento deste consórcio.

O site tem sua acessibilidade aprovada por validadores automáticos, por pessoas especialistas no assunto e pela utilização em diversos navegadores (somente texto e gráficos). Sua linguagem foi revisada para que se tornasse clara e simples; sua codificação sem erros e dentro dos padrões Web está aprovada por software específico, e foi testada sua utilização de forma a garantir que o conteúdo e estrutura não perdessem sua usabilidade, com ou sem a apresentação oferecida pelas folhas de estilo (CSS).

Navegação pelo Teclado.

Em todas as páginas, com exceção da principal, pressionando-se a tecla ALT em conjunto com o algarismo 0 (alt + 0) chega-se diretamente ao link “Página Inicial”.
Teclando-se ALT + 1 nas páginas do site, chega-se diretamente ao título de seu conteúdo específico.
Em todas as páginas, com excessão desta, teclando-se ALT + 2, chega-se a página de acessibilidade.
As observações anteriores referem-se ao navegador Internet Explorer.

No caso do Firefox, ao invés de ALT + número, deve-se teclar simultaneamente ALT + SHIFT + número.

No Opera, as teclas são SHIFT + ESCAPE + número. Ao teclar-se apenas SHIFT + ESCAPE, abre-se uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

No Firefox e no Opera, ao se teclar suas alternativas de acesso, entra-se diretamente na página proposta, enquanto que no Internet Explorer, ele apenas posiciona o mouse no link para se clicar e, no caso da navegação via teclado, deve-se pressionar ENTER para acessar a página desejada.

Nos navegadores somente texto, como o Webvox e Lynx, por esses não executarem as teclas de acesso, deve-se pressionar ENTER nos links respectivos para se chegar à página principal e de acessibilidade do site, enquanto ao se teclar ENTER em “Pular para o Conteúdo”, o cursor salta deste para o título do conteúdo específico da página em que se está navegando.

Se você encontrar alguma dificuldade ou tiver alguma sugestão para que melhoremos a nossa acessibilidade, não hesite em entrar em contato.