O livro Quem controla a mídia? Dos velhos oligopólios aos monopólios digitais já está disponível em formato de audiobook! 🔊✨

📌 Acesse aqui: [Link para o audioobook]

Mais acessível para mais pessoas!

A democratização da comunicação passa, também, pelo acesso à informação. Por isso, o Intervozes disponibiliza agora o audiobook do livro Quem controla a mídia? Dos velhos oligopólios aos monopólios digitais!

Com essa versão em áudio, ampliamos o alcance da obra, tornando o debate sobre concentração midiática e poder da comunicação mais acessível para pessoas com deficiência visual, dificuldades de leitura ou que simplesmente preferem consumir conteúdo em áudio no dia a dia.

Nosso livro!

Compreender a concentração da mídia – das grandes corporações tradicionais às gigantes digitais – é essencial para entender os desafios da sociedade atual. Organizado pelo Intervozes em parceria com a Editora Veneta, o livro traz reflexões fundamentais sobre o poder da comunicação. Link para o livro

Agora, você pode ouvir onde e quando quiser!

Dividido em três partes, o livro busca chamar a atenção para o fato de que o cenário de intensa concentração midiática e tecnológica tem consequências distintas para cada grupo social. Essa concentração do poder comunicacional significa que menos universos, culturas, perspectivas e cotidianos são representados e têm voz nos discursos em circulação no território nacional. A diferença de ter ou não ter voz e acesso para produzir comunicação com grande alcance territorial pode significar o próprio direito à vida, como vimos acontecer durante a pandemia de Covid-19.

“O livro foca nos interesses que estão por trás da propriedade da mídia no Brasil, entre eles interesses políticos, religiosos e econômicos, como o agronegócio. Também mostra os novos problemas que surgiram com o desenvolvimento da internet em um modelo de negócios centrado nas grandes plataformas digitais e na exploração dos dados pessoais. Entre eles, a desinformação, o aumento do discurso de ódio e da violência política e o silenciamento de temas que afetam grupos subalternizados. Além dos problemas, os capítulos abordam também propostas de regulação importantes para promover a pluralidade e a diversidade e resistências aos modelos de monopólios que sustentam o sistema capitalista, patriarcal e racista”, destaca Olívia Bandeira, doutora em Antropologia Cultural pela UFRJ, coordenadora executiva do Intervozes e organizadora do livro.

[Link para o audioobook]