Encontro Nacional reúne mais de 66 entidades e movimentos sociais, que exigem publicação de decreto de convocação da Conferência pelo Governo Federal para 31 de dezembro. Abaixo assinado entregue ao Ministério das Comunicações reuniu mais de seis mil assinaturas.

“Quem tem medo da Conferência”? Essa foi a pergunta feita pela representante do Intervozes, Cristina Charão, ainda na primeira parte do Encontro Preparatório da Conferência Nacional de Comunicação, realizado no dia 02 de dezembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Com a concordância geral de todos os participantes e convidados, com o abaixo-assinado de mais de seis mil pessoas entregue ao Ministério das Comunicações e com o recurso de 6 milhões de reais disponíveis no orçamento de 2007 era incompreensível o fato da Conferência Nacional de Comunicação ainda não ter sido realizado.
O evento, que durou todo o dia, reuniu cerca de 300 pessoas e delegações de dezenas de estados brasileiros. O Encontro contou ainda com a participação de representantes das empresas de radiodifusão e de telefonia, assessores do Ministério das Comunicações e da Secretaria Geral da Presidência, além dos deputados envolvidos nas comissões de Legislação Participativa; Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática; e Direitos Humanos e Minorias. Todos, como já foi dito, concordando com a necessidade da convocação imediata da Conferência.

Ao final do Encontro, foi elaborado e aprovado um documento de resoluções com um calendário propondo a publicação do Decreto de convocação da Conferência para o dia 31 de dezembro, além das fases seguintes de realização das etapas municipais, regionais, estaduais e nacional. O documento, que também trouxe propostas de objetivos, formato e temário da Conferência, foi protocolado junto a um ofício, solicitando uma audiência com o presidente Lula, na última sexta, 05 de dezembro, na Secretaria Geral da Presidência da República.

Veja o documento final aprovado pelo Encontro Pró-Conferência Nacional de Comunicação.

Leia mais: Entidades cobram convocação ainda este ano (http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/content.php?option=com_content&task=view&id=4402)