O Intervozes, por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Combate à Desinformação e Discurso de Ódio na Amazônia Legal, lança nesta terça, 25 de abril, às 10h (horário de Brasília), o relatório sobre o mapeamento de disseminadores de conteúdos enganosos na região. O lançamento será transmitido pelo canal do YouTube e página do Facebook do coletivo.

O documento reúne os dados sobre páginas e perfis que circulam pela região e aponta um outro olhar sobre o que é a desinformação socioambiental. Foram mais de 200 páginas levantadas. Destas, 70 foram analisadas de forma mais consistente e perfiladas em três grandes segmentos a partir de suas recorrências e aproximações: organizações e ativistas de direita, figuras públicas de representação política e canais ou empresas jornalísticas. Por fim, a partir de critérios como autodenominação jornalística e alta visibilidade, foram escolhidos três portais para aprofundar e buscar compreender quais as dimensões que os discursos de ódio e a desinformação assumem em plataformas digitais na Amazônia Legal. Os três portais investigados foram Portal Novo Norte, do Tocantins; Vista Pátria, do Rio de Janeiro; e Terra Brasil Notícias, do Rio Grande do Norte.

Uma das principais conclusões da pesquisa é que os sites são mais hiperpartidários do que jornalísticos no sentido estrito do termo, divulgando apenas informações que favorecem certo partido, viés político ou candidato, geralmente disfarçados de “notícias”, porém enviesadas. Além disso, o estudo desvendou uma cadeia organizada de propagação da desinformação financiada por recursos de plataformas de marketing digital e até por recursos públicos. A pesquisa identificou ainda quais são os principais conteúdos que circulam na região e influenciam o debate público. 

Realizada entre março de 2022 e fevereiro de 2023, a investigação gerou uma série de outras ações, entre elas, campanhas de mobilização para a desmonetização de páginas como o Portal Novo Norte, a notificação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o portal Vista Pátria, e a publicação de artigo descrevendo as formas de financiamento do Terra Brasil Notícias. Em junho de 2022, em parceria com o Sleeping Giants Brasil, o GT notificou extrajudicialmente a maior gestora de ativos do mundo, a BlackRock, por serviços de publicidade para impulsionamento de desinformação no Google. A gestora é a principal acionista da Alphabet Inc., proprietária do Google, que à época havia informado que não publicizaria as informações sobre anúncios políticos regionais no Brasil, ainda que tais informações já estivessem disponíveis em outros países. Após a pressão, a big tech publicou a biblioteca regional de anúncios, aumentando a transparência nas eleições de 2022. 

Participam da live de lançamento Viviane Tavares, coordenadora do projeto pelo Intervozes; Raquel Santos, pesquisadora do projeto pelo Intervozes; Gabriel Veras, do Abaré Jornalismo; e Mattheus Oliveira, da CojoVEM.

Sobre o GT

O GT é formado por entidades de pesquisa, movimentos sociais e ativistas das áreas de comunicação e socioambiental e vêm se reunindo semanalmente desde o ano passado para realizar esse estudo. Integram o grupo: Intervozes, Abaré, Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável – COJOVEM, Mapinguari, Matpha, Casa Ninja Amazônia/Mídia Ninja, Coletivo Jovem Tapajônico, Grupo de Pesquisa Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia (UFRR), Sleeping Giants Brasil e Instituto Vero.

A pesquisa conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e todas as informações sobre o projeto podem ser encontradas no site Amazônia Livre de Fake.

O relatório completo pode ser lido aqui.

Serviço:
Lançamento do relatório Amazônia Livre de Fake
Transmissão ao vivo no YouTube e Facebook
Horário: 10h (Brasília), 9h (AM, MT, RO e RR), 8h (AC)