O Intervozes participou nesta quinta-feira (10), do Festival Elemento em Movimento, em Ceilândia/DF. Organizado pelo coletivo RUAS e pelo projeto Jovem de Expressão, o festival chega à sua quinta edição, reunindo arte, cultura, muitos debates, oficinas e shows. Parte da programação é composta pelo seminário Diálogos em Movimento, que contou com a mesa “Massa de Mídias”.

Ao lado do jornalista George Marques, do The Intercept; do ativista Raull Santiago, do coletivo Papo Reto, do Complexo do Alemão (RJ); de Daniela Alves, da Revista Traços; e de Oliver Kornblihtt, da Mídia NINJA, o Intervozes debateu como a comunicação popular e alternativa tem contribuído para garantir a expressão da nossa diversidade.

“Apesar de os meios de comunicação tradicionais ainda serem centrais para a informação da população e formação da chamada opinião pública, a sociedade brasileira tem se mostrado cada vez mais crítica à grande mídia, e tem usado as novas tecnologias não apenas para fazer um contraponto às informações veiculadas como para, principalmente, produzir sua própria comunicação, a partir do seu lugar de fala e da sua realidade”, acredita Bia Barbosa, que representou o Intervozes na mesa do festival.

Para a jornalista, é importante promover a articulação e parcerias entre as milhares de experiências de comunicação independente e de mídia livre que tem surgido no país. Por outro lado, é fundamental preservar a diversidade e as especificidades de cada um desses projetos, pois eles são o reflexo da pluralidade da nossa sociedade.

Raull Santiago lembrou o quanto a imprensa tradicional contribui para difundir estereótipos sobre as comunidades e populações mais pobres, e fez um chamado à juventude da Ceilândia a produzir suas próprias histórias. “Temos que nos organizar aqui em baixo para disputar essas estruturas, construindo redes com quem está fazendo comunicação na base”, disse.

O Festival Elemento em Movimento continua até o dia 13 de agosto e pode ser acompanhando por este link: https://www.facebook.com/elementoemmovimento/?hc_ref