Centenas de pessoas ligadas a diferentes iniciativas de mídia alternativa e livre reuniram-se no Rio de Janeiro nos dias 14 e 15 de junho para discutir formas de fazer frente à total falta de democracia e diversidade que marca as comunicações no Brasil

Centenas de comunicadores alternativos, ativistas midiáticos, professores e estudantes de vários estados brasileiros reuniram-se no Rio de Janeiro, no fim de semana dos dias 14 e 15 de junho, para a realização do 1º Fórum Mídia Livre. O evento foi resultado de uma série de reuniões locais, convocadas pelos próprios “fazedores” da mídia alternativa e livre, que apontaram a necessidade da realização de um grande encontro nacional que pudesse articular ações para fazer frente à hegemonia da mídia tradicional.

As (des)conferências e grupos de trabalho realizados no Rio cumpriram o papel de espaço de troca de idéias e serviram para que os participantes pudessem apontar propostas que delinearam o perfil do Fórum Mídia Livre como um espaço permanente de encontro e articulação dos “midialivristas”.

O Fórum apontou com ênfase a necessidade da realização da Conferência Nacional das Comunicações e da elaboração de um novo marco regulatório do setor, sem esquecer de pautas urgentes, como a disputa pela consolidação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) como centro organizador de um sistema público de comunicação e a defesa e incentivo às rádios comunitárias.

Outro ponto importante defendido pelos participantes é a democratização das verbas publicitárias oficiais, de forma que o Estado seja um financiador de alternativas midiáticas através dos gastos com publicidade das diversas instâncias de governos e empresas estatais.

Os participantes do FML também indicaram a necessidade de se realizar atividades de formação e buscar a criação de pontos de mídia livre.

O Fórum definiu um calendário de ações, que prevê a realização de um ato em Brasília para a entrega do seu manifesto, a ser finalizado pelo Grupo de Trabalho Executivo Nacional. Já está prevista a realização de um segundo fórum nacional, em 2009, além de fóruns regionais ao longo do próximo período.

Veja o documento síntese do Fórum Mídia Livre