O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social chega aos 20 anos no dia 7 de setembro de 2023. Para marcar a data, o coletivo irá realizar uma série de ações entre os dias 6 e 9 de setembro, na cidade de São Paulo

A primeira atividade será na quarta-feira, dia 6, a partir das 18h, no Teatro Oficina, onde acontecerá a gira de diálogo “Defender a alegria, organizar a raiva”, com a participação de Nêgo Bispo e Jerá Guarani. Bispo é lavrador, quilombola, poeta, escritor, professor e ativista político. Como ele mesmo se define, é um relator de pensamentos e saberes. É autor dos livros “Colonização, quilombos. Modos e significações” e “A terra dá, a terra quer“. Jerá é educadora e pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP). Ela foi professora e diretora da Escola Estadual Indígena Gwyra Pepó. É agricultora e liderança Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul de São Paulo, onde também realiza projetos culturais e documentários. Jerá é uma das lideranças da campanha Cinturão Verde Guarani.

A mediação será de Aline Braga e Ana Mielke, integrantes do Conselho Diretor e Coordenação Executiva do Intervozes, respectivamente. A atividade é aberta para todes, mas devido à capacidade limitada do espaço, é preciso fazer a inscrição prévia neste link

Após o diálogo, teremos a festa de 20 anos do Intervozes, com a apresentação do bloco afro Ilú Obá de Min. A pista de dança será comandada pela DJ Carlu.

Curso de Formação

Nos dias 8 e 9 de setembro, o Intervozes realiza a sexta edição do Curso Anual de Formação, desta vez com o tema “Defender a alegria, organizar a raiva”. O curso terá seis giras de diálogo que abordam temas relacionados aos desafios da luta pelo direito à comunicação no Brasil.

Quem é dono da verdade? Disputas em torno da desinformação e discurso de ódio” é o tema da primeira gira, que contará com as falas disparadoras de Gabriel Veras (Abaré Jornalismo), Juliane Cintra (Ação Educativa/ABONG), Clara Sacco (data_labe), Gabriela de Almeida (Redes Cordiais) e Ramênia Vieira (Intervozes). Simultaneamente, acontecerá a gira 2, com o tema “Em que mundo você está? Ofensivas à plataformização da vida”, que terá animação de Michelle Prazeres (Instituto Desacelera), Maria Mello (Instituto Alana), Jerá Guarani (Tenondé-Porã) e Ana Mielke (Intervozes). A terceira gira será “Por um mundo com muitos mundos: monoculturas, extrativismos predatórios e comunicação”, com a participação de Mariana Gomes (Conexão Malunga), Nilson Santos (CONAQ), Wesley Lima (MST) e Olívia Bandeira (Intervozes). As três giras acontecem no dia 8 de setembro, das 9h às 17h, na Água Branca.

No dia 9, sábado, outras três rodas acontecerão simultaneamente. A gira 4, “Irrigando desertos: tecnologias comunitárias e populares”, terá a animação de Jerry de Oliveira (Rádio Noroeste), Verônica Santana (MMTR-NE), Jéssica Botelho (Atlas de Notícia), Bruna Hercog (Intervozes) e Alfredo Portugal (Intervozes). “Navegar ou trafegar na internet? Autonomia territorial no direito ao acesso” é o tema da quinta gira, que contará com a condução de Thiago Guarani (Tenondé Porã), TC Silva (Rede Mocambos) e Tâmara Terso (Intervozes). Por fim, a sexta e última gira, intitulada “Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro”: Inteligência Artificial e sociedade do controle”, contará com as falas disparadoras de Acácio Augusto (LASINTEC/Unifesp), Horrara Moreira (Aqualtune Lab/Campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira), Tarcízio Silva (Mozilla Foundation) e Sivaldo Pereira (UnB/Intervozes).

Fechando a programação, no sábado (9), a partir das 19h, faremos a festa de encerramento do curso no bar recém-inaugurado Canela Preta (Rua Antártica, 554), com muito samba pra celebrar.

Serviço

Gira de diálogo com Nêgo Bispo e Jerá Guarani e Festa de 20 anos do Intervozes com Ilú Obá de Min e DJ Carlu
Data: 6 de setembro de 2023
Horário: 18h às 23h30
Local: Teatro Oficina (Rua Jaceguaí, 520 – Bela Vista – São Paulo)
Inscrições aqui

Curso Anual de Formação “Defender a alegria, organizar a raiva”
Datas: 8 e 9 de setembro de 2023
Horário: 9h às 17h
Local: Água Branca 
Atividade somente para convidades.