Pesquisa aborda o cenário internacional e a perspectiva brasileira para democratização da internet em banda larga. Material estará disponível a partir desta quinta-feira (20/12).

A democratização do acesso à Internet em redes de alta velocidade é tema de novo livro lançado pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. A obra, intitulada Caminhos para a universalização da Internet banda larga: experiências internacionais e desafios brasileiros, é o resultado de um ano de pesquisa e traz um mapeamento das principais estratégias governamentais adotadas em diversos países com o objetivo de ampliar a inclusão digital e assegurar a conexão do cidadão a esta nova fronteira da comunicação. Opções tecnológicas, modelos regulatórios, políticas públicas, planos nacionais, cidades conectadas, conteúdo digital e o cenário brasileiro são alguns dos temas debatidos no livro. O estudo, que contou com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), também está sendo lançado em versões digitais (EPUB, PDF), incluindo um website.
Como explica um dos organizadores do livro, prof. da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (Poscom-UFBa), Sivaldo Pereira da Silva, o projeto nasceu com o intuito de compreender as opções adotadas em outros países a fim de contribuir com o debate deste tema no Brasil. “Isso porque a universalização da banda larga se tornou um imperativo. Em todo o mundo os países estão em busca desta meta pois sabem que isso repercute em diversos setores da vida moderna.  As redes e infovias digitais são tão importantes para o mundo contemporâneo como foram as estradas, ferrovias e as redes elétricas nos séculos passados. A criação de infraestrutura e  mecanismos regulatórios eficientes e democráticos são premissas para o desenvolvimento e um determinante para a liberdade de expressão na era digital”, explica.
Para o jornalista e advogado Antonio Biondi, também organizador da pesquisa, este é um tema central para o futuro da comunicação e o livro trata das diversas dimensões que o tema envolve. “O estudo é útil tanto para especialistas e gestores públicos quanto para o cidadão comum que poderá compreender esta discussão que vai além do debate técnico. Assim, procuramos produzir um livro denso em dados, mas ao mesmo tempo didático, que convida o cidadão a compreender este cenário mesmo que seja leigo no assunto”, complementa.
 “O acesso à Internet em condições de igualdade afeta o próprio modo como recebemos e difundimos informação, conteúdo e cultura no mundo contemporâneo. Por isso, a banda larga é mais que uma tecnologia: deve ser compreendida como um instrumento da cidadania, uma nova dimensão do Direito à Comunicação e democratização deste setor”, destaca a jornalista e pesquisadora Carolina Ribeiro, que assina dois capítulos da publicação.
Além dos dez capítulos produzidos por oito pesquisadores, em sua maioria membros do Intervozes,  a obra também apresenta um conjunto de doze entrevistas realizadas com especialistas e gestores trazendo um cardápio de opiniões sobre o tema.  “Com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) através de seu programa de editais para publicações, o empenho dos pesquisadores, entrevistadores e a disposição dos entrevistados, foi possível elaborar um estudo bastante completo e atual, com análises descritivas, dados e debates atualizados. Uma leitura essencial para se compreender esta área hoje tão importante”, destaca o membro da Coordenação Executiva do Coletivo Intervozes, Gésio Passos.
O livro impresso, com 405 páginas, teve o projeto gráfico desenvolvido pela Editora Letra & Imagem. Pode ser adquirido por R$ 30,00 em livrarias e também através do site do Intervozes (www.intervozes.org.br). Além da versão tradicional, também está disponível gratuitamente nos formatos digitais EPUB e PDF. O projeto conta ainda com um website (www.caminhosdabandalarga.org.br ) que traz os resultados da pesquisa, dados complementares, vídeos, mapas e infográficos.
Uma série de atividades e debates marcará o lançamento da pesquisa nos próximos meses. A primeira delas ocorre dia 20 quando haverá transmissão ao vivo de debate online com pesquisadores que poderá ser assistida através no endereço www.caminhosdabandalarga.org.br/hangout-ao-vivo . Em janeiro e fevereiro também  já estão sendo agendados paineis de lançamento em São Paulo e Brasília além de outras cidades Nordeste e Sudeste.
Mais informações: (61) 3341 3637 – (11) 3877.0824