Entre os dias 28 de setembro e 11 de novembro, o Intervozes, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio (CRDH) promovem o Ciclo de Formação “Mídia e direitos humanos em tempos de retrocesso da democracia”. O curso, que está com inscrições abertas até o dia 15 deste mês, é totalmente online e irá debater de que forma a mídia e as plataformas digitais têm se configurado como arena de disputa em torno de direitos fundamentais, como a liberdade de expressão e os direitos sexuais e reprodutivos.

O Ciclo de Formação é voltado para defensoras e defensores de direitos humanos, ativistas de movimentos sociais, estudantes, professores e técnicos-administrativos da comunidade acadêmica. Ao todo, serão ofertadas 50 vagas, sendo 25 para o público interno da UFRN e 25 para o público externo, todas gratuitas. O ciclo tem a carga horária total de 12 horas e é formado por três módulos. Haverá certificado para os participantes que tiverem ao menos 70% de presença.

Inscrições
As inscrições são até 15 de setembro. Para se inscrever, é preciso acessar o sistema Sigaa da UFRN. Clique aqui. Caso não tenha cadastro, é preciso criar um. Após a confirmação, é possível acessar os cursos abertos no sistema e procurar por “Mídia e direitos humanos em tempos de retrocesso da democracia”.

A lista das inscrições confirmadas será publicada no dia 20 de setembro.

Programação
O Ciclo será dividido em três módulos. O primeiro acontece nos dias 28 e 30 de setembro, às 18h, e terá como tema “Fake news: como as plataformas digitais enfrentam a desinformação”. Este módulo será ministrado pelos professores Helena Martins e Jonas Valente

Nos dias 19 e 21 de outubro, o tema será “Mapeamento e análise dos discursos das mídias religiosas sobre a Covid-19”, com os professores Réia Sílvia Pereira e Iury Batistta.

O terceiro e último módulo, intitulado “Os direitos sexuais e reprodutivos na mídia secular e na religiosa”, será realizado nos dias 9 e 11 de novembro, também às 18h. O curso será conduzido pelas professoras Mônica Mourão e Mabel Dias.

O curso é organizado por Olívia Bandeira, coordenadora executiva do Intervozes, e Mônica Mourão, professora do curso de Jornalismo da UFRN.