Documento entregue a 37 candidaturas em 15 cidades brasileiras contou com boa recepção de dez candidatos

Com o objetivo de contribuir para as políticas de comunicação em âmbito municipal, o Intervozes apresentou o documento Políticas Locais para a Comunicação Democrática a 37 candidatos a prefeitura de 15 cidades brasileiras. A publicação elenca os objetivos e diretrizes para aplicação dessas políticas, e apresenta 26 propostas divididas em quatro eixos: a) comunicação como instrumento de democratização da gestão pública e fortalecimento da participação popular; b) políticas de ampliação da transparência, de garantia do acesso à informação pública e do compartilhamento do conhecimento; c) políticas públicas para acesso a meios de comunicação e fomento à pluralidade e à diversidade; d) e gestão participativa das políticas de comunicação. Dez candidatos demonstraram apoio com mensagens enviadas ao Intervozes ou incorporando as propostas em suas plataformas de campanha.

Os candidatos do PSOL Bruno Meirinho (Curitiba), Ivan Valente (São Paulo) e Mário Agra (Maceió) mandaram mensagens firmando compromisso com as políticas de democratização da comunicação. Quatro candidatos do PT, Fátima Bezerra (Natal), Judson Cabral (Maceió), Cláudio Vereza (Vila Velha) e Gleisi (Curitiba) que demonstraram afinidade com as propostas apresentadas. Luiz Navarro, do PCB de Manaus; Soninha Francine, do PPS de São Paulo; e Paulo Rubem Santiago do PDT de Jaboatão dos Guararapes completam a lista de apoios formais às propostas.

A perspectiva do Intervozes é continuar o diálogo com os candidatos que foram ao segundo turno e também com os (as) futuros (as) prefeitos (as), buscando sensibilizar o poder público local sobre a necessidade e as possibilidades de políticas de comunicação no âmbito municipal.

Mensagens de apoio recebidas por e-mail:

Bruno Meirinho (PSOL) – Curitiba (PR)
“Para nós, do PSOL e da Frente de Esquerda Curitiba, as políticas de democratização da mídia são fundamentais. Acreditamos que só assim é possível criar uma nova hegemonia em nossa sociedade, que dispute espaço com a ideologia dominante atual. Neste sentido, gostaríamos de declarar apoio e firmar nosso compromisso com as propostas elaboradas pelo Coletivo Intervozes no que tange a política públicas municipais para a comunicação social.”

=====================

Gleisi Hoffmann (PT) – Curitiba (PR)
“A coligação “Curitiba Para Todos”, ora representada por sua candidata à Prefeitura de Curitiba, Sra. Gleisi Hoffmann, recebe muita simpatia esta solicitação de compromisso.

Na verdade, mais que apenas simpatia, com verdadeira alegria pois, várias propostas enviadas já fazem parte do nosso Programa Alternativo de Governo. Excetua-se a de número sete.

A previsão dessas ações pode ser encontrada em cada tema do nosso programa de governo (já impresso e divulgado).

Quanto à restante “capacitar agentes de comunicação, como radialistas e monitores de telecentros, para que eles sejam impulsionadores de processo de desenvolvimento local” pode ser perfeitamente integrada ao programa de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social.

Portanto, compartilhamos do mesmo compromisso com a democracia; com a concretização dos princípios constitucionais; com a verdadeira participação da sociedade, em todos os seus segmentos e, neste caso em especial, dos meios e formas de comunicação;

Assim, adiro aos termos constantes do documento “POLÍTICAS LOCAIS PARA COMUNICAÇÃO DEMOCRÁTICA”, comprometendo-me a cumpri-los em constante diálogo com seus representantes” .

=====================

Ivan Valente (PSOL) – São Paulo (SP)
“Caríssimos companheiros e companheiras do Intervozes,

Parabéns pelo trabalho que chegou às nossas mãos. Obrigado pela apresentação das propostas e pelas riquíssimas contribuições que elas trazem ao debate público sobre políticas locais de comunicação – sem dúvida, uma questão central para as administrações municipais.

O programa de governo da candidatura “São Paulo É Valente” traz um setorial exclusivo para tratar dessas questões, onde a maior parte das propostas apresentadas pelo Intervozes já foi incorporada pelos partidos que integram nossa coligação (PSOL e PSTU). Somos, portanto, sem dúvida, parceiros nesta luta. Forte abraço”.

Judson Cabral (PT) – Maceió (AL)
“Nossa candidatura está a disposição para debater este tema e encontra grande convergências no documento recebido, tendo em vista que sempre estivemos na luta pela democratização da comunicação e entendemos que nosso país, nosso estado e nosso município têm muito a avançar.

Contem conosco!”

=====================

Luiz Navarro (PCB) – Manaus (AM)
“Li o conteudo do documento das propostas da Intervozes e sou integralmente favorável a aplicação no programa de governo municipal Comunista. Não existe divergência a discutir”.

=====================

Mário Agra (PSOL) – Maceió (AL)
“Nosso partido, PSOL, defende esta plataforma do Intervozes em nível nacional. Temos feito mobilizações junto com os companheiros na Câmara Federal, aqui em Alagoas estamos sempre defendo uma reforma em toda situação da distribuição dos veículos de comunicação, que sempre estão nas mãos do crime organizado. Parabéns”.