Publicado pela Editora Veneta, o livro traz dez artigos de pesquisadores de diferentes áreas. Lançamento aconteceu na terça, 24, em Porto Alegre

Debater a concentração da mídia – entendida como o conjunto das antigas e novas tecnologias utilizadas na comunicação massiva – é central para compreendermos a sociedade de hoje. Essa é a premissa do livro “Quem controla a mídia? Dos velhos oligopólios aos monopólios digitais”, organizado pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social em parceria com a Editora Veneta. O livro foi lançado na terça-feira, dia 24, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS. 

A atividade integrou a programação do Fórum Social Mundial 2023, que acontece entre os dias 23 e 28 de janeiro na capital gaúcha. Durante todo o evento, o livro ficou disponível para a venda na “Banquinha Intervozes”, ao lado de outras publicações do coletivo.

Com o tema “Outro mundo é possível: democracia, direitos dos povos e do planeta”, o Fórum chega a sua 22ª edição reunindo ativistas, acadêmicos, artistas, movimentos sociais, coletivos, entidades da sociedade civil e representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Sobre o livro

Dividido em três partes, o livro busca chamar a atenção para o fato de que o cenário de intensa concentração midiática e tecnológica tem consequências distintas para cada grupo social. Essa concentração do poder comunicacional significa que menos universos, culturas, perspectivas e cotidianos são representados e têm voz nos discursos em circulação no território nacional. A diferença de ter ou não ter voz e acesso para produzir comunicação com grande alcance territorial pode significar o próprio direito à vida, como vimos acontecer durante a pandemia de Covid-19.

A publicação conta com artigos de Ana Claudia Mielke, André Pasti, Camila Nobrega, Christina Vital da Cunha, Flávia Lefèvre Guimarães, Gyssele Mendes, Iago Vernek Fernandes, Jonas Valente, Luciano Gallas, Olívia Bandeira, Pâmela Pinto, Rafael Evangelista e Tâmara Terso. A organização ficou a cargo de Olívia Bandeira, André Pasti e Gyssele Mendes, associados do Intervozes. A edição e preparação do livro é de Ben Hur Demeneck e a direção editorial é de Rogério de Campos e Leticia de Castro. 

O livro está em pré-venda no site da Editora Veneta.