O Intervozes lança, nesta segunda-feira (15), a chamada pública para a Premiação Políticos Desinformantes. O objetivo da chamada é receber propostas de artistas, ilustradores, designers e demais pessoas interessadas dos estados do Amazonas, Mato Grosso e Pará em confeccionar o prêmio, em qualquer formato, que será entregue na premiação prevista para o mês de abril. A chamada recebe inscrições, individuais ou coletivas, até o dia 5 de fevereiro de 2024.

As inscrições são realizadas exclusivamente por meio deste formulário. Podem se inscrever quaisquer pessoas interessadas dos estados do Amazonas, Mato Grosso e Pará, desde que possua um CNPJ, uma vez que o prêmio será pago somente mediante apresentação de nota fiscal com CNPJ. O valor total do prêmio, que inclui a produção e confecção da peça aprovada, é de R$ 4.000,00 (quatro mil reais). Metade do valor será pago assim que o resultado da chamada for divulgado e a outra metade quando a peça for entregue.

As informações completas estão disponíveis na chamada pública.

Políticos Desinformantes

A premiação Políticos Desinformantes integra as ações do projeto Amazônia Livre de Fake, capitaneado pelo Intervozes e que conta com a participação de outras sete organizações amazônidas. O objetivo do projeto é combater a desinformação e o discurso de ódio sobre a Amazônia Legal e seus defensores, a partir de um levantamento de páginas e perfis que propagam conteúdo enganoso e por meio de campanhas estratégicas de enfrentamento no ambiente digital.

A cerimônia de premiação, prevista para acontecer no dia 1º de abril, em Brasília, irá “premiar” cinco políticos monitorados nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Pará que são campeões de postagens desinformativas.