Publicado pela Editora Veneta, o livro traz dez artigos de pesquisadores de diferentes áreas. Lançamento será no dia 2 de março, em São Paulo

Debater a concentração da mídia – entendida como o conjunto das antigas e novas tecnologias utilizadas na comunicação massiva – é central para compreendermos a sociedade de hoje. Essa é a premissa do livro “Quem controla a mídia? Dos velhos oligopólios aos monopólios digitais”, organizado pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social em parceria com a Editora Veneta. O livro será lançado no dia 2 de março, às 19h30, na Ria Livraria, em São Paulo.  

Dividido em três partes, o livro busca chamar a atenção para o fato de que o cenário de intensa concentração midiática e tecnológica tem consequências distintas para cada grupo social. Essa concentração do poder comunicacional significa que menos universos, culturas, perspectivas e cotidianos são representados e têm voz nos discursos em circulação no território nacional. A diferença de ter ou não ter voz e acesso para produzir comunicação com grande alcance territorial pode significar o próprio direito à vida, como vimos acontecer durante a pandemia de Covid-19.

“O livro foca nos interesses que estão por trás da propriedade da mídia no Brasil, entre eles interesses políticos, religiosos e econômicos, como o agronegócio. Também mostra os novos problemas que surgiram com o desenvolvimento da internet em um modelo de negócios centrado nas grandes plataformas digitais e na exploração dos dados pessoais. Entre eles, a desinformação, o aumento do discurso de ódio e da violência política e o silenciamento de temas que afetam grupos subalternizados. Além dos problemas, os capítulos abordam também propostas de regulação importantes para promover a pluralidade e a diversidade e resistências aos modelos de monopólios que sustentam o sistema capitalista, patriarcal e racista”, destaca Olívia Bandeira, doutora em Antropologia Cultural pela UFRJ, coordenadora executiva do Intervozes e organizadora do livro.

A publicação conta com artigos de Ana Claudia Mielke, André Pasti, Camila Nobrega, Christina Vital da Cunha, Flávia Lefèvre Guimarães, Gyssele Mendes, Iago Vernek Fernandes, Jonas Valente, Luciano Gallas, Olívia Bandeira, Pâmela Pinto, Rafael Evangelista e Tâmara Terso. A organização ficou a cargo de Olívia Bandeira, André Pasti e Gyssele Mendes, associados do Intervozes. A edição e preparação é de Ben Hur Demeneck e a direção editorial é de Rogério de Campos e Leticia de Castro, da Editora Veneta. A ilustração da capa é do quadrinista e ilustrador André Dahmer. 

O livro está à venda no site da Editora Veneta.

Serviço
Lançamento do livro “Quem controla a mídia? Dos velhos oligopólios aos monopólios digitais”
Data e horário: Quinta-feira, 2 de março, às 19h30
Local: Ria Livraria (R. Marinho Falcão, 58 – Sumarezinho, São Paulo – SP)