Intervozes lança o podcast “Levante sua voz”
Por comunicainter em
Para celebrar os 17 anos de existência do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, lançamos o podcast “Levante sua voz” nesta quarta-feira, 2 de setembro. O programa é uma produção coletiva, construído a muitas mãos. Novos episódios serão lançados quinzenalmente.
No programa de estreia, falamos sobre uma das grandes ameaças às democracias contemporâneas: desinformação. Contamos com a contribuição de comunicadores populares que têm lidado com esse problema em seus territórios no contexto da pandemia.
“É muito difícil nesse momento de pandemia, onde a gente não pode ir mais na comunidade e trabalhar essa questão da desinformação que acontece muito na comunidade. A gente sabe que as fake news rolam muito pela internet, por exemplo, de que essa doença está passando, quando na verdade não está passando. Tem pessoas que não estão mais usando máscara”, ressalta Walter Oliveira, comunicador da Rede Mocoronga que atua em Santarém (PA) e região.
No Complexo da Maré, uma ampla frente de mobilização foi construída para informar os moradores sobre a pandemia. “Estamos fazendo faixas para colocar nas principais ruas da Maré, estamos produzindo cartazes para serem colocados em comércios, bares igrejas, mercados. Estamos com carro de som com áudio alertando os moradores sobre sintomas, sobre quando procurar um médico, sobre os grupos de risco”, pontua Gizele Martins, jornalista, mestra em Educação, Cultura, Comunicação e Periferias Urbanas e integrante da Frente de Mobilização da Maré.
Moradora da comunidade do Baldeador, em Niterói (RJ), a jovem comunicadora Francine Dutra tem feito uma força tarefa para informar os moradores da comunidade sobre a pandemia via WhatsApp. “A gente pesquisa, busca fontes, informações verídicas e compartilha pelo WhatsApp e nas nossas redes sociais”.
O programa é apresentado por Bruno Marinoni e Mônica Mourão. A edição de áudio e finalização ficam por conta de Raquel Baster e Iago Vernek. Na produção, além dos apresentadores, Gyssele Mendes e Maria Mello. A arte e identidade visual é de Thyago Nogueira, da Agência Sal.
Por enquanto, o podcast está disponível no Anchor, Spotify, Deezer e YouTube. Em breve, estará também nas demais plataformas de streaming.