Cerca de 80 estudantes do ensino público, entre 15 e 18 anos de idade, participaram no sábado (21), em Brasília, de um Hackathon com o propósito de combater a desinformação sobre vacinação. O evento integra a Semana de Ciência e Tecnologia, com apoio da Secretaria da Comunicação da Presidência da República (Secom) e de entidades da sociedade civil, entre elas, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.  

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Alfredo Portugal, integrante do Conselho Diretor do Intervozes, representou o coletivo na atividade. Ele ressaltou a importância de se pensar os territórios quando o assunto é desinformação, inclusive aqueles que sofrem com os desertos de notícias. “Disse a esses alunos aqui de Brasília, que estão em centros urbanos, sobre a responsabilidade de pensar em soluções também diante da pluralidade de realidades no Brasil”. 

As consequências do negacionismo na ciência, especialmente em torno da vacinação, foram destacadas pelos alunos que participavam do hackathon. Um dos estudantes afirmou que viu isso acontecer dentro da própria família e que a solução, a seu ver, seria uma comunicação mais eficiente.

O evento também contou com a participação de representantes da Redes Cordiais, SaferNet e do governo federal.

Semana Brasileira de Educação Midiática

O Intervozes também esteve presente no lançamento da Estratégia de Educação Midiática, promovida pela Secom em parceria com o Ministério da Educação e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O evento aconteceu no dia 23 de outubro, em Brasília, e contou com a presença do secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant.

O documento é fruto das mais de 400 contribuições realizadas durante o período de consulta pública sobre o tema, ocorrido no primeiro semestre deste ano.

A I Semana Brasileira de Educação Midiática, que terminou no dia 27 de outubro, contou com mais de 300 iniciativas em 21 estados e ocorreu simultaneamente ao evento global da UNESCO sobre Alfabetização Midiática e Informacional (Media and Information Literacy Week – MIL Week 2023).

*Texto elaborado a partir de informações da Agência Brasil e Secretaria de Comunicação da Presidência da República.