A segunda edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação (II ComPública) aconteceu entre os dias 16 e 18 de outubro de 2023, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na capital potiguar. Neste ano, o congresso adotou o tema “O direito humano à comunicação e as ameaças da desinformação”. Além de ser uma das entidades parceiras do evento, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social marcou presença na mesa de abertura e nas discussões temáticas.

A abertura aconteceu na última segunda-feira (16), no auditório da Reitoria da UFRN, e contou com a participação de Ana Claudia Mielke, do Intervozes, Ivonete Lopes, da Universidade Federal de Viçosa, e mediação de Cláudia Lemos, representando a Câmara dos Deputados e a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública). Com o tema “O Direito Humano à Comunicação, as ameaças da desinformação e a Comunicação Pública no Brasil“, Ana Mielke ressaltou a interdependência entre os direitos humanos. “Para você ter direito à saúde, à alimentação e à moradia, você precisa ter o seu direito à comunicação garantida e as ferramentas necessárias para isso”, explicou a coordenadora executiva do Intervozes. 


Além da abertura oficial, o primeiro dia do evento contou com feira, lançamentos de livros, apresentações culturais e a entrega dos prêmios Beth Brandão de Comunicação Pública e Neuza Meller de Radiodifusão Universitária.

No segundo dia (17), a programação foi marcada pelas mesas e grupos temáticos. Na mesa 2, a integrante do Intervozes, professora da UFPE e coordenadora do Observatório de Mídia da universidade, Ana Veloso, compôs o debate ao lado de Juliana César Nunes, da EBC/Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-DF). Com mediação de Alice Andrade, da UFRN, elas discutiram o papel da comunicação pública no enfrentamento às desigualdades de classe, gênero e raça.

Aline Braga, Iano Flávio, Mônica Mourão, Nataly Queiroz e Patrícia Paixão, integrantes do Intervozes, também participaram do congresso. Mourão foi uma das organizadoras do evento, integrando a Comissão de Secretaria. Queiroz e Paixão integraram a Comissão Científica.

O II ComPública foi realizado pela ABCPública, pelo Departamento de Comunicação da UFRN (DECOM/UFRN) e pela UFRN. Mais informações no site do evento e da ABCPública.