Entre os dias 23 e 28 de janeiro, a cidade de Porto Alegre sediará o Fórum Social Mundial. O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, que já esteve presente em diversas edições do evento, participará de quatro atividades no Fórum, levantando temas como a democratização da comunicação, a concentração da mídia, a desinformação e a participação social.

No dia 24 de janeiro, a partir das 14h, o Intervozes fará o pré-lançamento do livro “Quem controla a mídia? Dos velhos oligopólios aos monopólios digitais”. O livro conta com dez artigos de pesquisadores de diferentes áreas. Além de detalhar agentes e processos que obstruem a efetivação do direito à comunicação, o livro indica caminhos para multiplicar vozes na esfera pública, motivando diálogo, diversidade e pluralidade. A atividade será presencial, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101), e contará com a participação do geógrafo, associado do Intervozes e um dos pesquisadores do livro, Iago Vernek. No dia seguinte, 25, o livro ficará disponível para venda na banquinha do Fórum. O material também pode ser adquirido pelo site da Editora Veneta.

Ainda no dia 24, às 14h, o Intervozes promove o debate online “Gênero e Cotas: vozes silenciadas na cobertura da mídia”, conduzido pelas jornalistas e pesquisadoras Aline Braga e Mônica Mourão. Ambas são associadas do Intervozes e coordenam as pesquisas “Vozes Silenciadas: a cobertura da mídia sobre as Leis de Cotas” e “Vozes Silenciadas: a cobertura da mídia sobre os direitos sexuais e direitos reprodutivos”, respectivamente. O debate será transmitido pelo canal do Intervozes no YouTube e na página do Facebook.

A série “Vozes Silenciadas”, produzida pelo Intervozes desde 2011, se dedica à investigação da cobertura da mídia sobre temas conjunturais relevantes, identificando os enquadramentos e os discursos presentes e ausentes nas coberturas. As publicações também buscam amplificar as vozes silenciadas pelos grandes grupos de mídia do Brasil. 

Simultaneamente, no auditório do SindBancários (Rua Gen. Câmara, 424 – Centro Histórico), acontecerá a roda de diálogo “Sem comunicação democrática não existe democracia de verdade”, que contará com a presença de representantes de coletivos e entidades do campo da comunicação. Na ocasião, será entregue uma carta com as demandas dos movimentos ao representante da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. 

Na quarta-feira, dia 25, às 9h, o Intervozes será representado pela associada Raquel Baster na roda de conversa “Educação midiática e combate à desinformação nos espaços de participação e controle social”, que acontecerá no auditório do SIMPA (Rua João Alfredo, 61 – Cidade Baixa). No dia 27 de janeiro, a partir das 14h, Raquel participará da mesa “Presente e futuro dos espaços de participação relacionados às políticas públicas”, ao lado de Lucas Monteiro, do Levante Popular da Juventude; Eliane Martins, do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD); Frederico Viana, do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento e do Laboratório de Políticas Públicas, Ações Coletivas e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GPACE/LAPPACS/UFRGS); Maria da Conceição Silva, da União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO); Marcelo Krunrath Silva, do GPACE/UFRGS; Rafael Altenhofen, do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí e do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Montenegro (UPAN/CBH CAÍ/COMDEMA); Greg, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC); representante da APIB; Leonardo Pinho, do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CDNH); e o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

Fórum Social Mundial

Com o tema “Outro mundo é possível: democracia, direitos dos povos e do planeta”, o Fórum Social Mundial chega a sua 22ª edição reunindo ativistas, acadêmicos, artistas, movimentos sociais, coletivos, entidades da sociedade civil e representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário para discutir ações de enfrentamento ao neoliberalismo, fascismo, racismo, machismo, LGBTfobia, capacitismo e xenofobia.

Na programação estão previstas mais de 150 atividades autogestionadas, além da tradicional Marcha, no dia 25, e do Festival Social Mundial, no dia 28, que contará com shows, apresentações artísticas e Feira da Economia Solidária. 

As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do evento. A programação completa está disponível aqui

Serviço

Intervozes no Fórum Social Mundial 2023

24 e 25 de janeiro | Pré-lançamento, banquinha e venda do livro “Quem Controla a Mídia? Dos velhos oligopólios aos monopólios digitais” (presencial)

24 de janeiro, 14h, virtual | Debate “Gênero e Cotas: vozes silenciadas na cobertura da mídia” (online)

24 de janeiro, 14h, no SindBancários | Roda de diálogo “Sem comunicação democrática não existe democracia de verdade” (presencial)

25 de janeiro, 9h, no SIMPA | Roda de conversa “Educação midiática e combate à desinformação nos espaços de participação e controle social” (presencial)

27 de janeiro, 14h, na Assembleia Legislativa | Mesa “Presente e futuro dos Espaços de Participação relacionados às Políticas Públicas” (presencial)