Notícias

Monopólios digitais serão tema de atividade do Intervozes no Internet Freedom Festival, na Espanha

Monopólios digitais serão tema de atividade do Intervozes no Internet Freedom Festival, na Espanha

De 1o a 5 de abril acontece, em Valência (Espanha), a 5a edição do Internet Freedom Festival, evento que reúne ativistas, pesquisadoras e pesquisadores, hackers de diversas partes do mundo em defesa de uma Internet aberta e diversa. Desinformação, Fake News e liberdade de expressão, privacidade, dados pessoais, acesso à banda larga e segurança digital serão alguns temas destaque do evento. Em parceria com a Associação para o Progresso das Comunicações e Electronic Frontier Foundation (EFF), o Intervozes vai levar ao festival a discussão Monopólios Digitais: concentração, diversidade na Internet e regulação. A discussão acontece na quarta-feira, 3, 14h45, na sala Taller 6. Top Floor do Centro Cultural Las Naves.

Segundo Marcos Urupá, coordenador do Intervozes, o objetivo é dialogar com outras organizações da sociedade civil sobre o impacto da concentração na camada de conteúdo sob a diversidade da rede. “Pretendemos problematizar o crescimento da hegemonia das grandes plataformas internacionais na produção, difusão de cultura e de informação na Internet apontando como isto pode afetar a liberdade de expressão e os direitos digitais”, explica. A atividade contará com a participação de Veridiana Alimonti (EFF), Leila Nachawati (APC) com a mediação de Marcos Urupá.

Monopólios Digitais

A emergência de corporações com grande poder de mercado, monopólios digitais (como é o caso de grupos como Google/Alphabet, Facebook, Microsoft, Apple e Amazon) enseja entre pesquisadores, ativistas e mesmo governos o debate sobre como pensar a noção de concentração e os instrumentos de garantia de diversidade e concorrência nestes mercados. A emergência do discurso de ódio, a radicalização política nas “bolhas ideológicas”, as chamadas “notícias falsas” e a influência de agentes atuantes no mundo digital em eleições e em outros processos políticos relevantes vêm provocando não apenas profundas reflexões como também aprovação de leis, a exemplo da Alemanha, e investigações, como nos Estados Unidos.

A partir dessas problemáticas, a pesquisa “Concentração e Diversidade na Internet: um estudo da camada de aplicações e conteúdos”, lançada em 2018, pelo Intervozes, buscou identificar o grau de concentração e diversidade na Internet com foco nos discursos e mensagens, olhando especificamente para a camada de aplicações e conteúdos no Brasil. Os dados completos estão disponíveis no endereço: monopoliosdigitais.com.br

Internet Freedom Festival – 1 a 5 de Abril – Valência/ Espanha

https://internetfreedomfestival.org/

English Version free download: click here