Notícias

Lançada no Brasil consulta online para construção da Carta Mundial da Mídia Livre. Participe!

Lançada no Brasil consulta online para construção da Carta Mundial da Mídia Livre. Participe!

Ativistas da comunicação e organizações como o Intervozes lançaram, no Brasil, a plataforma para a consulta online da construção da Carta Mundial da Mídia Livre. O lançamento aconteceu no dia 23 de janeiro, durante o “Seminário Fórum Social Mundial FSM Rumo a Túnis”, em Salvador (BA). O objetivo é criar um documento que reúna princípios e reivindicações comuns das mídias livres em todo o planeta. Também se espera que o processo de construção conjunta da carta aproxime as organizações e a sociedade mobilizada em torno da defesa da liberdade de expressão e do direito à comunicação.

 

Proposta durante o 3º Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML), realizado em 2013, na Tunísia, a carta teve sua primeira versão apresentada num seminário realizado em janeiro de 2014, na capital gaúcha, onde recebeu as primeiras contribuições. Depois, passou por debates em outros três seminários internacionais – em Túnis, Paris e Marrakech, onde contou com aportes de ativistas de países como Itália, Alemanha, Egito, Jordânia, Palestina, Argélia, entre outros. Participaram dos seminários ativistas de inúmeras organizações, entre elas Amarc Internacional; Instituto Panos da África Ocidental (Senegal); E-Joussour (Marrocos); Coredem (Argentina) e Ritimo (França); além das brasileiras Ciranda, Rede Mulher e Mídia, Idec, Mídia Ninja e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

A consulta online para elaboração do documento conta com o apoio de ativistas do software livre e foi inspirada na ferramenta de participação social virtual utilizada nos encontros NetMundial e ArenaNet Mundial, realizados no Brasil no ano passado. A plataforma é baseada no sistema noosfero, desenvolvido pelo Colivre, coletivo digital de Salvador, e foi desenvolvida em conjunto com a Ciranda e a Quijaua. O texto está disponível em quatro idiomas (português, espanhol, francês e inglês) e em breve a consulta também poderá ser feita em árabe.

Em fevereiro deste ano, será formado um grupo de trabalho para sistematizar as contribuições e preparar uma nova versão da carta, que será debatida uma vez mais no IV Fórum Mundial de Mídia Livre, em março, na Tunísia, onde se encerrará o processo.

Para acessar a plataforma:  http://charte.fmml.net/fmml/blog/1-apresentacao.

Com informações da Ciranda Internacional da Comunicação Compartilhada.

Foto: Mídia Ninja