Olívia Bandeira, do coletivo Intervozes, vai apresentar os resultados da pesquisa Monitoramento da Propriedade de Mídia, realizada no Brasil no ano passado, em debate com o jornalista Ben-Hur Demeneck

De que forma o fato de jornais, emissoras de TV e rádios pertencerem a um número reduzido de empresas pode impactar na democracia de um país? Esse é o tema do debate que a Veneta realiza na Tapera Taperá em ocasião do lançamento do livro O Monopólio da Mídia, do norte-americano Ben H. Bagdikian, que inaugura o selo Prensa, sobre jornalismo.

Bagdikian (1920 – 2016) pesquisou por décadas o processo de concentração das empresas de mídia nos Estados Unidos. Na primeira edição do livro, de 1983, ele demonstrava que apenas 50 empresas eram donas de todos os jornais, revistas, TVs e rádios do país, controlando a maior parte do que os americanos liam e assistiam. Em 1987, eram 29 corporações. Nesta edição, revista e atualizada, são apenas seis corporações.

No Brasil, o tema foi abordado na pesquisa Monitoramento da Propriedade de Mídia (Media Ownership Monitor), uma parceria entre o coletivo Intervozes com a organização Repórteres sem fronteiras. O resultado será apresentado no evento pela pesquisadora Olívia Bandeira em um debate o jornalista Ben-Hur Demeneck, para traçar um paralelo entre a realidade brasileira e a apresentada no livro.

Sobre os participantes: Olívia Bandeira é mestre em Comunicação (UFF), doutora em Antropologia (IFCS-UFRJ), pesquisadora e membro do Conselho Diretor do Intervozes. Ben-Hur Demeneck é doutor em Ciências da Comunicação (ECA-USP), professor de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa e coeditor do selo Prensa

Sobre o autor: Ben H. Bagdikian (1920-2016) foi um dos mais premiados jornalistas dos Estados Unidos. Trabalhou no Washington Post nos anos 1970, onde foi o responsável pela cobertura do caso que ficou conhecido como os Papéis do Pentágono, episódio retratado recentemente no filme The Post, de Steven Spielberg. Ainda no Washington Post, Bagdikian foi o segundo jornalista a exercer a função de ombudsman. Ganhou os prêmios Pulitzer e Peabody e publicou cinco livros ao longo de sua carreira.

 

O Monopólio da Mídia

Autor: Ben H. Bagdikian

Tradução: Alexandre Boide

368 páginas

Preço: R$ 69,90