Redemocratização do Brasil: um tempo bem próximo e até parece que foi ontem. Nesta quinta, o Intervozes realiza o lançamento do livro “Vozes da Democracia” na Livraria Lua Nova, em Fortaleza

 O lançamento do livro Vozes da Democracia no Ceará, na próxima quinta-feira (5 de julho) será marcado por uma mesa de debates que representará as mulheres lutadoras da época em que jornais populares e rádios comunitárias pipocavam no Ceará.

O evento contará com a presença de Ivonete Maia, jornalista e ouvidora da Universidade Federal do Ceará (UFC) que atuou no jornal O Povo no período pós-ditadura e Adelaide Gonçalves, professora do Departamento de História da UFC, ligada ao jornal “Brasil de Fato”, que traça um paralelo entre a comunicação popular difundida à época e atualmente.

O livro é uma coletânea de reportagens de profissionais de vários estados sobre a luta pela Comunicação no período de Redemocratização do país. A publicação já foi lançada em diversos estados como Maranhão, São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Norte entre outros. “A nossa intenção é difundir essa história de luta pela comunicação democrática em todo o país, por isso a idéia de reunir num livro essas hitorias que não devem ficar perdidas na memória tão recente”, afirma Antonio Biondi, um dos idealizadores do livro.

O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, constituído juridicamente em 2003, é uma organização que luta com base na compreensão de que a comunicação é um direito humano. O Intervozes atua em três frentes: a intervenção nas políticas públicas de comunicação social, pretende, com suas ações, colocar a comunicação em pauta, sob o ponto de vista do controle social e a difunde a comunicação popular, junto aos movimentos sociais. Sem o direito à comunicação não existe democracia e a palavra cidadania transforma-se em mera retórica. Sem o direito humano à comunicação, os outros direitos não se efetivam.

Para fazer o download do livro, clique aqui.

Serviço

Livro VOZES DA DEMOCRACIA – Histórias da Comunicação na Redemocratização do Brasil. À venda a preço de custo, R$20. Livraria Lua Nova (Av. 13 de Maio, 2861 – Benfica)