Ana Veloso, Takashi Tome e Mário Augusto Jakobskind ocupam as três vagas do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação.

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebe nesta semana três novos integrantes. O Diário Oficial da União do dia 28 de maio publicou que Ana Maria da Conceição Veloso, Mário Augusto Jakobskind e Takashi Tome foram escolhidos pelo Presidente da República para assumir a função. A primeira reunião com a nova formação do grupo acontece nesta terça-feira (01/06), seguida de audiência pública realizada pelo Conselho, que será transmitida pela internet.

Os três foram escolhidos por meio de Consulta Pública, realizada no início deste ano. Cada entidade poderia indicar até três candidatos. Nessa consulta, Ana Veloso, associada do Intervozes, obteve o maior número de indicações. O Conselho Curador elaborou três listras tríplices que foram submetidas à análise do presidente Lula. Esta foi a primeira vez que a sociedade civil participou, ao menos em parte, da indicação de novos (as) conselheiros (as).

De acordo com Ima Célia Vieira, presidente do CC, em entrevista ao Observatório do Direito a Comunicação os critério para a seleção seriam “a participação regional, pluralidade e diversidade e diferentes experiências e competências”.

A expectativa é que os novos integrantes estabeleçam mais diálogo com a sociedade.