Intervozes vai se soma às organizações feministas nas manifestações do Dia Internacional da Mulher em São Paulo e Brasília. Ainda em março organiza e participa de seminário sobre a imagem da mulher na mídia

Como em outros anos, o Intervozes somou-se ao movimento feminista no Dia Internacional da Mulher para reivindicar um mundo livre de descriminação e desigualdades. Em São Paulo, a crise econômica foi o mote da manifestação com o slogan “Nós não vamos pagar por esta crise! Mulheres livres! Povos soberanos!”. Mais de 5 mil pessoas foram às ruas cobrar soluções efetivas para a crise financeira, que afeta de maneira particular a vida das mulheres. As questão do aborto também marcou a manifestação, que se encerrou no Parque do Ibirapuera com um ato pela legalização e contra a criminalização das mulheres.

Em Brasília, o Intervozes acompanhou e fez o registro fotográfico e audiovisual da ocupação de 800 mulheres da Via Campesina no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As trabalhadoras rurais denunciam o modelo de desenvolvimento imposto pelo governo, por empresas transnacionais e bancos para o campo brasileiro, e cobram a implementação de um modelo agrícola baseado na pequena agricultura, através da realização da reforma agrária, e uma política econômica voltada para a geração de empregos. O ato é pacífico e integra a Jornada Nacional de Mulheres Camponesas na Luta Contra o Agronegócio, por Reforma Agrária e Soberania Alimentar.

Na entrada do Ministério, as mulheres camponesas montaram a Escola Itinerante Paulo Freire, com cerca de 50 crianças, em protesto contra a recente decisão do Ministério Público do Rio Grande do Sul de fechar as escolas do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em acampamentos gaúchos.

Mulher e mídia – Também no mês de março, acontecerá o seminário “O controle social da imagem da mulher na mídia”, organizado pela Articulação Mulher & Mídia, da qual o Intervozes faz parte, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres do governo federal. O evento reunirá 150 mulheres de todo o país, entre os dias 12 e 15, em São Paulo. A realização do seminário responde a uma conquista do movimento feminista obtida na última Conferência de Políticas para as Mulheres, quando foi aprovado um eixo sobre comunicação que prevê ações de controle social da imagem da mulher na mídia.

De acordo com Bia Barbosa, integrante do Intervozes e uma das coordenadoras do Seminário, o “objetivo é fortalecer a luta para que as violações dos direitos e a invisibilidade da diversidade das mulheres na mídia sejam analisadas no momento de renovação das concessões de rádio e TV”. Ela aposta que o evento terá efeitos de médio e longo prazo. “Acreditamos que o seminário será um espaço privilegiado para a construção de uma rede nacional de monitoramento da mídia e também para a articulação das mulheres para a participação do movimento feminista na Conferência Nacional de Comunicação”

Mais informações em: www.mulheremidia.org.br