Abilio Brunini e Amália Barros, ambos do PL, figuram entre os políticos que mais disseminaram desinformação no Mato Grosso, segundo pesquisa

Nessa terça-feira, dia 26, organizações da sociedade civil ocuparam as ruas do centro de Cuiabá (MT) para denunciar publicamente os políticos matogrossenses que mais disseminaram fake news em 2023. No estado, 14 políticos foram monitorados pelas entidades. Abilio Brunini e Amália Barros, ambos do PL, foram os campeões de desinformação no Mato Grosso.

As postagens de Brunini e Barros tinham como pautas a criminalização do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), a defesa da Ferrogrão sem apresentar os impactos que o empreendimento causaria, o Marco Temporal, a Estadualização de Unidades de Conservação e discurso de ódio contra a população LGBTQIAPN+.

Políticos da Amazônia Legal frequentemente adotam a desinformação política e socioambiental como ferramenta de propaganda. Abilio e Amália recorrentemente têm usado multiplataformas digitais para disseminar suas mensagens e investido em anúncios pagos com recursos públicos para maior alcance de suas pautas. Entre os objetivos estão a promoção dos interesses do agronegócio e o desmonte de políticas de proteção ambiental.

Amazônia Livre de Fake

O projeto Amazônia Livre de Fake, coordenado pelo Intervozes e mais 15 organizações amazônidas, mapeou 32 figuras públicas do cenário político em 2023 com objetivo de identificar quem são os difusores, os tipos de desinformação disseminadas e como se dá a circulação e o financiamento desse ecossistema nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Pará. No total de políticos monitorados, 28 deles publicaram 200 postagens com desinformação, muitas destas (29) continham discurso de ódio principalmente contra a ministra do Meio Ambiente e Clima, Marina Silva.

A partir desses resultados, foi feito o ranking de seis políticos que mais divulgaram desinformação, financiaram esses conteúdos com recursos públicos e praticaram discurso de ódio em 2023. Nesta soma de violações ao direito à comunicação, os políticos ranqueados também não cumpriram o artigo 54 da Constituição Brasileira, uma vez que alguns deles são também proprietários de mídia, prática vedada pela Constituição.

Ao longo das próximas duas semanas, o top six de Políticos Desinformantes será divulgado por meio de ações em cada um dos estados pesquisados. A Campanha Político Desinformante é uma ação do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação que visa dar visibilidade e escracho a figuras públicas de representação política que disseminam desinformação e discurso de ódio.