O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social manifesta apoio ao professor Bruno Araújo, membro docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Mato Grosso e repudia a tentativa de silenciamento, disseminação de desinformação e perseguição cometida sobre acadêmicos e jornalistas. O professor se tornou vítima de processo judicial e perseguição política por parte do Deputado Federal Abilio Brunini, filiado ao partido Partido Liberal (PL).

É inaceitável que um pesquisador seja processado por realizar investigação científica e, baseado em evidências, analisar uma situação conjuntural política durante entrevista concedida à mídia jornalística. O processo judicial tem como base uma entrevista que Bruno Araújo, especialista em política e democracia, deu ao site de notícias Olhar Direto e que foi publicada no dia 26 de agosto deste ano.

Na matéria, o acadêmico analisa, na qualidade de pesquisador e autoridade na área, a polêmica envolvendo um suposto gesto supremacista feito por Abílio durante a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro e o contexto de mobilização do movimento bolsonarista. A Constituição Federal (artigo 206) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96) asseguram a liberdade de cátedra aos/às professores/as, não apenas no que diz respeito à sala de aula, mas também às pesquisas. Em nota, o PPGCOM/UFMT defende que o professor é vítima de perseguição política e, ainda cita, que a perseguição por meio judicial “é uma estratégia usada pela extrema direita para censurar o saudável debate acadêmico e social”.

Além do assédio judicial, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) divulgou em documento que “15 jornalistas do estado foram alvos de ações da Polícia Civil de Mato Grosso em 2022, devido a reportagens envolvendo o governador Mauro Mendes e seus familiares, violando, assim, a liberdade de imprensa prevista na Constituição”.

Uma das reportagens revelou que o filho do governador, Luis Antônio Taveira Mendes, era investigado pela Polícia Federal na Operação Hermes. Outra matéria mostrou que houve pedido de autorização para implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) por familiares e amigos do governador.

A pluralidade e diversidade de ideias e valores que circulam na esfera pública são fundamentais em uma democracia. As denúncias devem ser investigadas quando tiverem fundamentos legais. Questionar a imprensa ou discordar dela são atitudes legítimas, tentar silenciá-la com ataques e agressões é uma evidente e grave violação à Constituição e ao estado de Direito.