Projeto voltado à transparência da mídia é lançado no Brasil
Por Intervozes em
Parceria da ONG Repórteres sem Fronteiras e do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, Media Ownership Monitor (MOM) mapeia os maiores grupos controladores das empresas de mídia, seus interesses econômicos e uso das verbas públicas no setor
Transparência da mídia é um pré-requisito essencial para o pluralismo, a diversidade de opiniões e o fortalecimento da democracia. Com essas premissas, a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) lançou, em 2015, o Media Ownership Monitor (MOM) (http://www.mom-rsf.org). O Brasil será o 11o país a receber esse projeto internacional que tem como objetivo responder a perguntas que ajudam a ampliar essa transparência: quem é o dono da rádio, da TV ou do jornal que você acompanha? Quais os interesses econômicos do grupo? Quais são as regras às quais as empresas de mídia estão submetidas no país? Há leis que impeçam a concentração de mercado ou estimulem a diversidade? Há uma política de Estado para o uso das verbas publicitárias públicas? Ou elas podem ser usadas apenas de acordo com os interesses políticos do governo da vez?
O lançamento do MOM Brasil acontecerá no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na capital paulista, o evento ocorre no dia 29 de junho, quinta-feira, a partir das 9h no segundo piso do Sindicato dos Engenheiros, localizado na Rua Genebra, 25, Bela Vista. No dia 4 de julho, a partir das 19h, é a vez do projeto ser lançado no Rio de Janeiro na Casa Pública, localizada na Rua Dona Mariana, 81, Botafogo.
Participam do lançamento, em São Paulo, a jornalista Ana Claudia Mielke (Intervozes) e a pesquisadora Elizabeth Saad (ECA/USP) e no Rio de Janeiro André Pasti (coordenador da pesquisa no Brasil), Bruno Marinoni (Intervozes) e a pesquisadora Suzy dos Santos (UFRJ/ PEIC). Os dois eventos contarão com a presença do diretor da seção alemã do Media Ownership Monitor da RSF, Olaf Steenfadt, que estará no Brasil para apresentar a pesquisa a jornalistas, empresas, estudantes e pesquisadores/as.
O mapeamento criará um banco de dados atualizado continuamente, com as 40 maiores empresas de comunicação do país, seus controladores e as regras às quais estão submetidas. Pelo tamanho territorial, o Brasil merecerá um levantamento, inédito para o projeto, sobre a mídia regional. O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social estará à frente do MOM Brasil.
A pesquisa será realizada nos próximos meses e a divulgação dos resultados acontecerá em outubro. Como a metodologia é universal, os dados brasileiros poderão ser comparados com os de outros países e também da região.
Sobre o MOM
O MOM traz uma metodologia de coleta e análise dos dados desenvolvida com indicadores pré-determinados, construídos com base no EU-funded Media Pluralism Monitor, do Instituto Universitário Europeu de Florença, bem como no trabalho Indicadores de Desenvolvimento da Mídia, produzido pela UNESCO, no estudo do Conselho Europeu sobre metodologias para medir a concentração dos meios de comunicação, dentre outros.
A iniciativa foi proposta e lançada pela seção alemã da organização internacional de direitos humanos Repórteres sem Fronteiras (RSF) e é financiada pelo Ministério Federal de Desenvolvimento Econômico e Cooperação (BMZ) da Alemanha. Em cada país, a RSF coopera com uma organização parceira local para facilitar uma adaptação e implementação completa da pesquisa.
Serviço – Lançamento MOM Brasil
*São Paulo
29/06/2017, 9h
Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Endereço: Rua Genebra, 25 – Bela Vista
Mais informações: Ana Mielke (Intervozes) (11) 996511-8091 e Cristiane Barbieri (Repórteres Sem Fronteiras) (11) 98106-6438
*Rio de Janeiro
04/07/2017, 19h
Casa Pública
Endereço: Rua Dona Mariana, 81 – Botafogo
Mais informações: Iara Moura (Intervozes ) (21) 99668-1214 e Artur Romeu (Repórteres Sem Fronteiras) (21) 96466-0407