Projetos

Enfrentando ataques digitais contra defensores ambientais

Enfrentando ataques digitais contra defensores ambientais

Defensoras e defensores ambientais, em especial mulheres indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais, enfrentam hoje um novo ciclo de violência: ataques digitais que incluem desinformação, difamação e ameaças. Esses ataques atingem não só elas, mas famílias e comunidades inteiras, interferindo em lutas históricas por justiça socioambiental.

O projeto Resistência e Resiliência: respostas colaborativas a ataques online contra defensores ambientais (2024–2026) busca compreender e enfrentar esse cenário no Brasil, México, Filipinas e Quênia. A iniciativa é liderada globalmente pela APC – Association for Progressive Communications em parceria com as organizações The Indigenous Peoples Rights International (Canadá e México), Manila Observatory through the KLIMA Centre (Filipinas), Ogiek Peoples’ Development Program (OPDP) (Quênia) e o Intervozes.

No Brasil, o Intervozes desenvolve o projeto junto com a Rede Wayuri e a MATPHA, organizações ligadas à Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). O trabalho de pesquisa-ação colaborativa e incidência é feito no Norte (Acre e Amazonas) e no Nordeste (Bahia e Paraíba), junto com comunidades indígenas, rurais e de fundo e fecho de pasto.

Entre as ações do projeto, podemos destacar: pesquisas sobre os impactos das tecnologias digitais nos territórios tradicionais e na luta de defensores; formação para as comunidades e organizações; produção de relatórios nacionais e comparativo; incidência política nacional e internacional e campanhas de comunicação.

Com financiamento do International Development Research Centre (IDRC), a iniciativa coloca no centro o direito à comunicação como ferramenta de resistência coletiva diante da violência facilitada pelas tecnologias. Os resultados preliminares deste projeto serão apresentados durante o congresso da ASSOCIATION OF INTERNET RESEARCHERS (AoIR), que acontece de 15 a 18 de outubro, em Niterói (RJ). https://lnkd.in/dH_ZdbYJ