Projetos

Quem ganha e quem perde com os direitos de transmissão do futebol?

Quem ganha e quem perde com os direitos de transmissão do futebol?

O futebol no Brasil é muito mais que esporte: é também indústria cultural, espetáculo midiático e campo de disputas econômicas e políticas. Para compreender melhor essas dinâmicas, surgiu o Observatório dos Direitos de Transmissão de Futebóis, desenvolvido pelo Intervozes e pelo CEPCOM/UFAL, em parceria com pesquisadores e jornalistas dedicados a discutir o futebol e sua relação com a mídia no Brasil e no mundo.

A proposta é ser um espaço unificador de descrição, análise, debate e pesquisa em rede, reunindo dados sobre como diferentes futebóis (masculino e feminino, torneios nacionais, regionais, estaduais e internacionais) vêm sendo transmitidos no Brasil, da TV aberta às plataformas digitais.

O Observatório realizou um mapeamento histórico da exibição dos principais campeonatos, combinando revisão de literatura, pesquisa documental e metodologias de análise histórica e comparativa. O espaço também serve como repositório digital com mapas, tabelas, artigos, relatórios e conteúdos audiovisuais, além de promover podcasts, seminários e rodas de conversa.

Conheça o projeto: https://lnkd.in/dK-SZjYc