Não existem soluções fáceis para um problema tão complexo como a desinformação. O tema foi alçado ao cerne das preocupações das sociedades democráticas a partir de casos como o das eleições presidenciais norte-americanas de 2016, quando foi descoberta toda uma lógica de uso de dados pessoais para segmentação de informações, muitas delas inverídicas ou descontextualizadas, demonstrando não se tratar apenas da existência das chamadas fake news, mas de um processo complexo e orientado de manipulação.

Nesse cenário de acaloradas discussões, o Intervozes lança o livro “Desinformação: crise política e saídas democráticas para as fake news”, que busca definir o conceito de desinformação e relacionar à crise política; entender as estratégias utilizadas em diferentes países para enfrentar esse problema e apresentar propostas concretas para lidar com a questão.

Publicado em parceria com a Editora Veneta em junho de 2020, o livro agora está disponível para download gratuito! É só clicar no link abaixo e fazer o download do material no formato .epub.

Organizado por Helena Martins, o livro conta com prefácio de Sergio Amadeu e artigos de Bruno Marinoni e Vanessa Galassi; Eduardo Amorim e Ramênia Vieira; e Ana Carolina Westrup.

Baixe o PDF