Observatório das Transmissões de Futebóis
Diante dos desafios que envolvem o futebol e a mídia, o Observatório das Transmissões de Futebóis surge como um espaço unificador para descrição, análise, debate e pesquisas em rede sobre as dinâmicas do campo social do futebol profissional. Sua proposta considera desde a relação do esporte com a indústria cultural, que o transformou em um “espetáculo midiático”, até a diversidade e pluralidade dos futebóis praticados no território brasileiro.
Num primeiro ciclo, realizamos um mapeamento histórico da exibição dos principais torneios europeus, sul-americanos, nacionais, regionais, estaduais e de seleções, abrangendo tanto o futebol masculino quanto o feminino. A pesquisa considera exibições via TV aberta, fechada e plataformas digitais no Brasil, utilizando revisão de literatura, pesquisa documental em fontes secundárias (sites noticiosos, de clubes e federações) e metodologias de análise histórica, descritiva e comparativa.
Através desta plataforma online, produzimos um repositório digital com mapas, tabelas, gráficos, notícias, artigos, relatórios, entre outros elementos audiovisuais, articulando grupos de pesquisa para o estudo de determinados momentos históricos, temas, campeonatos ou regiões. Além disso, o Observatório promove a produção de podcasts, organização de seminários e rodas de conversa.
O Observatório das Transmissões de Futebóis é desenvolvido pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e pelo grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (CEPCOM), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em parceria com pesquisadores e jornalistas dedicados a discutir a transmissão de futebol no Brasil e no mundo.