Para que serve este Guia de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres?
É com grande satisfação que a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, a Rede Estadual de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Doméstica, Familiar e Sexual (Reamcav), o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e o Observatório Paraibano de Jornalismo apresentam o Guia de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres: Diretrizes para uma Cobertura Responsável para a Mídia em casos de violência contra as mulheres. Este documento representa um marco significativo em nossos esforços coletivos para combater a violência de gênero e promover uma sociedade mais justa e igualitária.
Elaborado com a contribuição valiosa de mulheres de diversos segmentos, do movimento feminista paraibano e jornalistas comprometidas com uma cobertura ética e responsável, este guia é fruto de um processo colaborativo e inclusivo. Reunimo-nos em dezembro de 2023 para consolidar as propostas que deram origem a este importante guia.
Nos últimos anos, temos testemunhado um aumento alarmante da violência contra as mulheres no Brasil, e a mídia desempenha um papel crucial na conscientização e na mudança de mentalidades. No entanto, também observamos com preocupação a forma como alguns veículos de comunicação abordam essa temática, muitas vezes contribuindo para a revitimização e perpetuação do ciclo de violência.