Privacidade é um direito e deve ser um princípio das nossas comunicações.

É urgente debatermos a nossa segurança neste contexto em que nossos dados valem muito: os cliques deixam rastros, nossas escolhas parecem livres e a vigilância constante é cada vez mais natural. Vemos que o potencial da internet está sendo usado para nos oprimir, aparelhado por forças estatais e privadas que monitoram atividades cotidianas e exercem o controle sobre as individualidades, atividades políticas e das variadas formas de expressão.

Em meio a ataques a ideais democráticos, está travada uma CiberGuerra informacional nas fronteiras eletrônicas. Uma avalanche de desinformação e discursos fascistas, arsenais de invasão e conspirações geopolíticas permeiam a rede e as ferramentas que usamos diariamente. Estamos no meio desse fogo cruzado e precisamos reagir: abrir nossos celulares e computadores pode nos proteger desse verdadeiro bombardeio de informações duvidosas e nos tirar dessa atmosfera de insegurança. Ao invés de pânico e ódio, vamos construir relações solidárias com a ajuda da tecnologia e trazê-la para ambientes democráticos, acolhedores e seguros.

É com esse espírito que realizaremos a primeira edição da Criptofesta Recife [https://criptofesta.org/]! Inspirada na ação global e descentralizada das Cryptoparties [https://www.cryptoparty.in/], que acontecem em várias cidades do mundo, tem o objetivo de difundir ferramentas que asseguram a privacidade e o anonimato no ambiente tecnológico.

Com o tema Política e Democracia em tempos de CiberGuerra, serão 12 horas de programação ininterruptas, contando com palestras, debates, oficinas, apresentações, installfest, mostras audiovisuais, bar, loja e uma bela festa para encerrar o evento, celebrando a resistência, as liberdades e a democracia nas redes!

Todxs estão convidados a contribuir, enviar propostas de mesas, oficinas, debates, palestras, performances ou qualquer outro formato que sua criatividade permitir. A construção é coletiva e inclusiva! Manda tua ideia pelo [criptofestarecife@riseup.net] seguindo o modelinho [https://criptofesta.org/programacao/]

Vai ter:

> 12 horas de programação, dentro das trilhas temáticas:

>>> Tecnopolíticas: democracia, relações de poder e dimensões sociais da internet
>>> Gambiarras: softwares livres, técnicas e ferramentas seguras
>>> Cibersiririca: feminismo, mobilizações e ativismo de gênero nas redes
>>> Close: arte, música, cinema e provocações na esfera tecnológica

> Feira de comes e bebes

> Música, performance, e outras viagens estéticas

> Cine-Nóia

> Install Fest

> Capture The Flag!

A Criptofesta Recife é uma iniciativa de entidades, coletivos e militantes, um espaço descentralizado e apartidário. Nessa edição, a realização conta com com a Escola de Ativismo, Intervozes, IP.rec, Oxe HackLab e a Rádio Comunitária Aconchego, além do apoio fundamental do SIS – Serviço Integrado e de Saúde e da Cryptorave.

Serviço:
Criptofesta Recife
Onde: SIS – Serviço Integrado de Saúde – Rua Lindolfo Color, 65, Engenho do Meio
Quando: 10 de novembro, a partir das 10:00 hrs.
Incrições: criptofestarecife@riseup.net
Entrada Gratuita

Email: criptofestarecife@riseup.net
Site: https://criptofesta.org/

Esperamos todxs lá!