A Rádio Nacional da Amazônia é uma das emissoras de rádio mais importantes do país e único veículo de comunicação entre o Brasil e o mundo para milhares de pessoas que vivem naquela região. Em setembro, a emissora comemora 40 anos e a Câmara vai homenagear a Rádio e seu trabalho numa Sessão Solene, aberta ao público, no plenário Ulysses Guimarães. Solicitada por deputados que integram a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom), a sessão contará com a presença de trabalhadores/as da rádio, lideranças sociais da região, ouvintes e representantes de organizações da sociedade civil.

A Rádio Nacional da Amazônia, gerenciada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), iniciou suas transmissões no dia 1º de setembro de 1977. Entre os objetivos da criação dessa emissora pelo então regime militar que vigorava no Brasil estava o de promover a integração dos povos da Amazônia, a partir de uma produção centralizada de informações. Abrangendo uma área de aproximadamente cinco milhões de quilômetros quadrados, incluindo noves estados da região, o sinal da Rádio Nacional da Amazônia passou a cumprir um papel importante na garantia de cidadania a uma população que historicamente sofre com a falta de infra-estrutura a acesso a serviços básicos, como água tratada, energia, comunicação, educação e tecnologia.

As comunidades isoladas em áreas rurais, ribeirinhas, indígenas e fronteiriças, situadas em locais onde há dificuldades de acessos à internet e a outros canais de comunicação, são as que mais se beneficiam dos serviços de utilidade pública veiculados pela emissora, que leva a tais comunidades, além de informação, dicas de como buscar soluções a problemas básicos de saúde, educação, violência doméstica e como tirar documentos. É também por meio da rádio que os ouvintes se comunicam com familiares, passam e respondem recados e reencontram amigos desaparecidos. Não é a toa que a que emissora ganhou o apelido cidadão de “orelhão da Amazônia”.

Serviço
Sessão solene em homenagem aos 40 anos da Rádio Nacional da Amazônia
Data: 27/09/2017
Hora: 9h
Local: Plenário Ulysses Guimarães – Câmara dos Deputados – Congresso Nacional
– Aberto ao público –

Evento no Facebook https://www.facebook.com/events/108795483200840/?active_tab=about