Notícias

Intervozes participa do II Encontro Ciberfeminista durante Fórum Social Mundial 2018

Intervozes participa do II Encontro Ciberfeminista durante Fórum Social Mundial 2018

No dia 15 de março, às 14h, integrando a programação do Fórum Social Mundial 2018, acontece, em Salvador, o“II Encontro Internacional Ciberfeminista:descolonizando a internet”. O encontro tem como objetivo reunir lideranças feministas e  grupos de mulheres que utilizam a internet para a socialização de experiências e proposição de espaço seguros, de autodefesa e de usos críticos dessa ferramenta de comunicação. A edição de 2018 do Fórum será realizada de 13 a 17 de março, com a expectativa de receber 50 mil participantes, entre representantes de movimentos sociais e organizações do mundo inteiro.

Integram a organização do II Encontro Ciberfeminista Internacional a Associação Cultural e Artística de Santiago do Iguape, Cachoeira/BA; Blogueiras Negras; PretaLab; InternetLab; Meninas Digitais-Regional Bahia; Escola de App; Intervozes; Barão de Itararé; Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Comunicação e da Informação (PEIC/ECO/UFRJ); Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC/FACOM/UFBA); e do Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (GIG@/FACOM/UFBA). Durante o evento, o Intervozes apresenta a campanha Conecte Seus Direitos, iniciativa que busca conectar organizações que trabalham com a defesa dos direitos humanos com as comprometidas com a promoção de uma internet livre.

Ativismo seguro

Na programação do Encontro, está prevista uma Roda de Conversa na qual as participantes vão se apresentar, falar sobre os seus projetos e ações e apontar prioridades para uma internet feminista. Haverá a apresentação da proposta da Rede Ciberfeministas BR na plataforma Noosfero, além do debate sobre a criação da Rede, distribuição de funções de manutenção e arranjos gerais para o seu funcionamento online.

A Rede Ciberfeministas BR parte da compreensão da apropriação da internet como um direito humano e dos ciberfeminismos contemporâneos como o cruzamento de diversas estratégias de comunicação digital amplamente utilizadas pelos movimentos de mulheres. Por isso, pretendemos discutir, capacitar e debater formas de defesa do ativismo feminista (cis e trans) na internet, focando na privacidade e na segurança digital do ponto de vista feminista
decolonial.

História

O I Encontro Internacional Ciberfeminista aconteceu em setembro de 1997, no marco da Documenta X, uma das mostras mais importantes de arte contemporânea do mundo, realizada a cada cinco anos em Kassel, na Alemanha. Naquela edição, compareceram VNS Matrix, subRosa, além de outros grupos dos EUA, União Europeia, Austrália e Rússia. Na ocasião, a Old Boys Network (OBN) foi a anfitriã. Esse grupo, liderado por Cornelia Sollfrank, surgiu de INNEN, um coletivo de quatro mulheres artistas que trabalharam formatos eletrônicos e perspectiva de gênero, fundado em Hamburgo, na Alemanha, em 1992.

SERVIÇO
O que: “II Encontro Internacional Ciberfeminista: decolonizando a internet”
Quando: 15 de março de 2018, às 14 horas
Onde: No 13o Fórum Social Mundial, em Salvador (BA)
Inscrições para o FSM: https://wsf2018.org/
Inscrições para a atividade: https://wsf2018.org/es/membros/larissantiago/groups/