Participantes do Grupo Organizador do Fórum Mundial de Mídia Livre darão início, em Porto Alegre, à caminhada ao V FMML programado para acontecer em Montreal, no Canada, de 7 a 14 de Agosto de 2016, conectado ao processo do Fórum Social Mundial. As atividades de lançamento ocorrerão durante o Fórum Social Temático dos 15 Anos do FSM, de 19 a 24 de janeiro.

Nascido em 2009, a partir das experiências e debates sobre comunicação compartilhada no Fórum Social Mundial, o FMML já teve duas edições internacionais no Brasil e duas na Tunísia, além de seminários e edições regionais em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Marrakesh, Paris e Dacar.

Nas várias atividades, o FMML incorporou debates das regiões sede e deu início ao processo coletivo de elaboração da Carta Mundial da Mídia Livre, lançada na quarta edição, na Tunísia.

O Fórum Social Temático de Porto Alegre terá como convidado o ativista e acadêmico canadense Stephane Couture, que fará a apresentação da quinta edição, cujos preparativos já apontam para grandes temas que deverão marcar os debates em Montreal. “Os coletivos ativistas da região, principalmente dos povos originários, querem discutir seriamente a descolonização da mídia e a comunicação indígena, e isto deve ser uma das marcas do V FMML”, explica ele.

Também serão temas a segurança e a violência sofrida por jornalistas e midiativistas em suas atividades, especialmente nas áreas em conflito. Por isso, será uma preocupação do V FMML ajudar a denunciar situações invisibilizadas pela grande mídia e a fortalecer estratégias de proteção às atividades da comunicação alternativa.

Presença também confirmada para o FST o marroquino Mohamed Legthas, representante do portal de comunicação Ejoussour, que atua em toda região do Magreb Machrek (Norte da África), tem sido responsável pelos debates da mídia livre no mundo árabe, realizando diversos fóruns e seminários sobre rádios comunitárias, em parceria com a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc), e foi um dos organizadores da edição passada do FMML, em Tunis.

Um dos temas tratados por Ejoussour e que deve ser debatido rumo a Montreal é a luta pela sustentabilidade da chamada mídia livre, além da própria liberdade de funcionamento – caso das rádios sem licença. As mídias livres, por não estarem a serviço de governos ou do mercado, dependem de estratégias diferenciadas de sobrevivência, muitas vezes na informalidade, sofrendo perseguições e lutando por sistemas de comunicação regulados que assegurem seu espaço na sociedade.

Integrantes do GT Organizador, pelo Brasil, as jornalistas Bia Barbosa, do Intervozes, e Rita Freire, da Ciranda, acreditam que o debate da internet deva ser outro ponto alto do V FMML. Em uma das plenárias preparatórias do FST, em Porto Alegre, e também na mais recente reunião do Conselho Internacional, em Salvador, as representantes do FMML pediram atenção do Fórum Social e dos movimentos sociais ao assunto.

A pretensa oferta de internet gratuita, pelo facebook, é motivo de preocupação, aponta Bia, tanto na América Latina quanto na Índia, onde o serviço vem sendo amarrado aos aplicativos e redes escolhidos pela corporação e não pelos usuários, ferindo as liberdades básicas de navegação na rede.

Coletivos que constróem o V FMML realizarão diversas atividades abertas no FST de Porto Alegre, como o Cine Médios Libres, com uma programação comemorativa dos 15 Anos do FSM, oficinas de streaming em software livre e webradio, rodas de conversa sobre redes federadas e comunicação. Além disso, integrantes do Grupo Facilitador estarão nas Mesas de Convergência do FST, debatendo as relações entre mídia, ideologia, educação e poder.

Participam da programação do FMML em Porto Alegre as organizações Afrolab, Alquimidia, Ciranda, Ejoussour, FNDC, Frente Palestina, Intervozes, Instituto Imersão Latina (Imel), Ganesha, Media@McGill, Midia Ninja, Soylocoporti.