Depois de assumido pelo governo do Distrito Federal que a tensão entre o movimento cultural e a secretaria de Cultura foi a principal causa da exoneração do ex-secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Adão Cândido, a Frente Unificada da Cultura do DF apresentou ao novo secretário Bartolomeu Rodrigues uma carta aberta com 11 pontos fundamentais para retomar a Cultura no estado. O documento foi entregue durante uma reunião realizada nesta quarta (8) e sinalizou a retomada do diálogo entre o setor cultural organizado e o governo local.

O objetivo, além de reabrir um canal de diálogo com a secretaria, foi colaborar para um entendimento sobre os pontos prioritários da agenda de políticas para cultura nas cidades do DF. A carta, assim, lista explicações sintéticas dos principais problemas, como o descumprimento da Lei Orgânica de Cultura e do Plano de Governo e suas consequências nefastas. Entre os pontos destacados, está a operação e gestão da Rádio Cultura FM, emissora pública do DF.


Carta denuncia descaso com a Rádio Cultura

O Intervozes, enquanto membro do Conselho Curatorial da Rádio, esteve integrado a esta tentativa de diálogo para o fortalecimento da cultura, partindo do entendimento de que Comunicação e Cultura devem caminhar juntas.

Quanto à Rádio, a carta denuncia que “o antigo secretário não criou instrumentos e formas de fortalecimento da principal experiência de comunicação pública do DF. Ao contrário: a extinção dos cargos comissionados, combinada com a pouca quantidade de servidores e com carência de equipamentos, tem afetado diretamente a qualidade de funcionamento da Rádio”.

O Conselho Curatorial da Rádio Cultura foi criado em 2017 com a finalidade de garantir a participação social no processo de construção da comunicação pública do Distrito Federal e é composto pelo secretário de Cultura em exercício, três representantes da sociedade civil e três representantes do serviço público. A última gestão à frente da pasta de Cultura, porém, ignorou o Conselho, que seguiu desarticulado e sem possibilidades de funcionamento.

Diante deste cenário, a Frente Unificada de Cultura do DF solicitou a retomada urgente do funcionamento pleno do Conselho, no sentido de garantir a participação social no veículo de comunicação pública do DF; além da recriação dos cargos comissionados extintos no início de 2019, a ampliação do quadro de funcionários – imprescindível ao bom funcionamento-, a atualização tecnológica de equipamentos e softwares e a ampliação do sinal da rádio.

Marcos Urupá, representante do Intervozes no Conselho da emissora pública do DF explicou que na plenária da Frente Unificada da Cultura do DF foram apresentados os problemas pelos quais passa a Rádio Cultura do DF e que passaram a integrar a carta entregue ao novo secretario de cultura. Para ele, “a Rádio Cultura é patrimônio do Distrito Federal e há trinta anos cumpre sua missão como emissora pública de promoção e difusão cultural em favor da diversidade e da liberdade de expressão. Atualmente, o veículo, que funciona 24 horas por dia durante os 7 dias da semana, conta com poucos servidores, há sucateamento de equipamentos e seu Conselho Curatorial tem cadeiras desocupadas, porque  os membros não são nomeados. Agora, vamos ver quais providências o novo secretario de Cultura tomará em relação à Rádio”.

Leia a carta na íntegra.