Coordenação Executiva, da qual Intervozes faz parte, se reuniu com representantes do governo estadual, universidades e movimentos sociais em São Luís. Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação será em outubro

Integrantes da Coordenação Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) estiveram em São Luís (MA), entre os dias 26 e 28 de agosto, para uma série de reuniões preparatórias ao 4º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (4ENDC), que será realizado na cidade entre os dias 17 e 20 de outubro.

O evento é organizado a cada dois anos FNDC e reúne ativistas, militantes, pesquisadores/as e trabalhadores/as para debater os principais temas da área de comunicações, dessa vez com ênfase em liberdade de expressão e democracia.

Participam das atividades em São Luís a coordenadora-geral do Fórum, Renata Mielli, a secretária-geral e associada do Intervozes, Ana Cláudia Mielke, e os coordenadores de formação, Geremias dos Santos, e de comunicação, Admirson Ferro (Greg). Eles representam, respectivamente, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) e a Central Única dos Trabalhadores, que são as entidades que dirigem o Fórum na gestão 2018-2020.

Reuniões

Na primeira de uma série de encontros que começou na segunda-feira (26), os representantes do FNDC se reuniram com o secretário de Articulação Política e Comunicação do governo estadual do Maranhão, Rodrigo Lago. Foram debatidas informações sobre a programação do evento, que está em construção, bem como os preparativos logísticos do Encontro, que reunirá pessoas de todas as regiões do país, além de especialistas convidados, do Brasil e do exterior. O governo do estado é parceiro do FNDC na realização do evento, que deve se envolver no apoio das atividades.

No mesmo dia, foi a vez de um visita à Faculdade de Comunicação e Publicidade da Universidade Estácio de Sá. Além de apresentar o encontro, os integrantes da Executiva do Fórum debateram a possibilidade da instituição sediar o 4ENDC. As negociações seguem em andamento e uma definição deve ser anunciada ainda essa semana.

Ainda na segunda-feira, uma reunião com representantes sindicais da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Maranhão discutiu mobilização para o evento. O mesmo tema foi tratado em outra reunião, dessa vez com representantes de rádios comunitárias e ativistas pela comunicação maranhenses.

“Nossa vinda a São Luís foi um importante momento para construirmos as pontes com os atores locais, especialmente os movimentos sociais. Conseguimos formar uma comissão local que vai ajudar bastante na mobilização e articulação política. Este 4ENDC promete ser um grande encontro-ato em defesa da liberdade de expressão e da democracia”, afirma Ana Claudia Mielke, secretária-geral do FNDC e integrante da comitiva que viajou à capital maranhense para definir detalhes do Encontro.

Entrevista e debates

Já na terça-feira (27), a agenda do FNDC em São Luís incluiu a participação de Renata Mielli e Ana Cláudia Mielke em programa da rádio comunitária Tambor, em que debateram os desafios da democratização da comunicação em tempos de cerceamento à liberdade de expressão. Renata Mielli também concedeu entrevista à Rádio Timbira.

Ana Mielke e Renata Mielli participam de programa na Rádio Tambor

Ana Mielke e Renata Mielli participam de programa na Rádio Tambor

 

À tarde, mais reuniões, incluindo uma agenda na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e encontro com lideranças políticas do campo progressista. À noite, um debate sobre liberdade de expressão foi realizado, com a participação dos integrantes do FNDC, no Armazém do Campo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O Armazém do Campo é uma iniciativa do MST para vender produtos orgânicos e sem agrotóxicos com produção originada de assentamentos da reforma agrária.

Na quarta-feira (28), uma nova rodada de entrevistas, dessa vez com Adrmirson Ferro (Greg), integrante da Secretaria de Comunicação da CUT e da Executiva do FNDC, e Geremias do Santos, que é coordenador nacional da Abraço e também integra a atual direção do Fórum. Eles vão falar sobre so desafios da comunicação no âmbito dos movimentos sociais e também um balanço do setor de rádios comunitárias no país.

O FNDC anunciará nos próximos dias mais detalhes sobre a programação do 4ENDC, incluindo divulgação do local das atividades, em São Luís. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas diretamente no portal oficial do evento: www.doity.com.br/4endc.

Em tempos de graves ataques à liberdade de expressão, o 4ENDC será um momento privilegiado de debate, formação e construção de resistências!

#4ENDC #FNDC #DireitoàComunicação #LiberdadedeExpressão

Matéria publicada originalmente no site do FNDC, neste link